Estudo subsidia medidas para melhoria do atendimento
na instituição, que teve 9.850 internações anuais

Conhecer o perfil dos pacientes internados e levantar os tipos de procedimentos realizados, visando subsidiar a implantação de medidas para otimizar a gestão e melhorar o atendimento. Com este objetivo foi realizada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), da Universidade Estadual de Montes Claros, a pesquisa “ Perfil dos Pacientes Internos”. A unidade presta atendimento gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento, referente ao ano de 2022, foi coordenado pelo sociólogo Gilson Cássio de Oliveira, do Escritório da Qualidade do HU-Unimontes. Conforme a pesquisa, baseada nos dados do Sistema SUS, no ano passado, o Hospital Universitário teve um total de 9.850 pacientes internados, com uma média mensal de 820 internações, apresentando maior demanda no mês de abril (947 pacientes) e menor procura em fevereiro (701).

O sociólogo do Hospital da Unimontes, Gilson Cássio de Oliveira.

O estudo apresenta o perfil completo dos pacientes internados no Hospital da Unimontes, com dados estratificados por sexo, faixa etária, local de residência, leito/especialidade, caráter de atendimento (eletivo e urgência e emergência) e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Descreve também os procedimentos realizados e os tipos de casos atendidos, com base na Classificação Internacional de Doenças (CID).

O sociólogo Gilson Cássio de Oliveira explica que o resultado do levantamento visa contribuir para o aprimoramento da gestão hospitalar e da melhoria do atendimento aos pacientes internados. “Os dados levantados criam a possibilidade de estabelecer processos e estratégias por áreas de internação. Por exemplo, com conhecimento das demandas mais comuns, as equipes de enfermagem e do corpo clínico do hospital poderão elaborar protocolos de atendimento para casos específicos”, afirma.

Ele salienta que os dados levantados na pesquisa sobre o perfil dos pacientes internos também pode melhorar a administração dos recursos orçamentários da instituição. “O trabalho viabiliza a elaboração de políticas gerenciais mais abrangentes, podendo facilitar, por exemplo, a compra de medicamentos e insumos. Desta forma, permite otimizar a gestão orçamentária e aplicação dos recursos disponíveis no atendimento das reais necessidades do hospital”, afirma o coordenador do estudo.

Atendimento pediátrico no Hospital da Unimontes
Foto: Arquivo HU

Casos cirúrgicos: maior demanda

A pesquisa do Escritório da Qualidade do HU – Unimontes mostrou que a maior parte dos pacientes internados na instituição em 2022 tiveram casos cirúrgicos. Durante o ano, o Hospital Universitário teve 3.2368 internações para atendimentos cirúrgicos (3318%), seguidos de 2.559 atendimentos obstétricos (25,98%); 1.638 clínicos (16,63%) e 1.716 pediátricos (17,42%), além de 428 casos em saúde mental clínica (4,35%), 213 psiquiátricos (2,16%), e 28 casos pneumológicos (0,28%),

A maior faixa etária dos pacientes internados na unidade em 2022 foi de 15 a 49 anos (55,68%), seguida faixa das pessoas acima de 50 anos (20,74%).

Cerca de 75% dos pacientes internados são de Montes Claros

De acordo com o resultado do levantamento, 7.377 pacientes (74,89% do total) são moradores de Montes Claros com o restante – 2.473 (25,19%) oriunda outros municípios da região. Fora Montes Claros, os municípios do Norte de Minas que mais tiveram pacientes internados no Hospital Universitário Clemente de Faria durante o ano foram: Claro dos Poções, Francisco Sá, Bocaiúva, Varzelândia, São João da Ponte, Coração de Jesus, Januária, Capitão Enéas, São Francisco, Mirabela, Grão Mogol, Itacambira e Juramento.

Humanização no nascimento

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital da Unimontes, é referência regional em parto seguro, sendo uma das maiores maternidades 100% públicas do Estado de Minas Gerais e detentoras dos selos de Amiga da Criança e de Maternidade Segura. No ano de 2022 foram registrados 2559 partos no setor, onde 55,84% foram normais e 44,16% cesarianos.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial