O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora 50 anos de criação em 2023. O aniversário do curso é celebrado com o evento intitulado “Jubileu Dourado Contábeis: Celebrando o Passado e Construindo o Futuro”, organizado pelo Departamento de Ciências Contábeis.

A programação será iniciada nesta quinta-feira (21/09), com a palestra “Diálogo: 50 anos de Evolução da Contabilidade no Brasil”, que será proferida pelo professor Ariovaldo dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), com transmissão pelo Canal Youtube.

Nesta sexta-feira (22/09), as 7 horas, será realizada a alvorada com a abertura de exposição histórica do curso. Será proferida a palestra “Empreendedorismo contábil”, com abordagem pela contadora Kênia Andrade, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no prédio 1 do campus-sede.

Também nesta sexta-feira, às 19 horas, a Câmara Municipal de Montes Claros realizará a sessão solene em homenagem ao cinquentenário do curso de Ciências Contábeis da Unimontes e ao Dia do Contador (comemorado na mesma data). A sessão especial foi proposta pelo vereador Valdecy Fagundes, Valdeci Contador, graduado no curso da Unimontes. 

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, professora Mônica Nascimento e Feitosa, salienta a instituição festeja com a alegria o cinquentenário da graduação, que iniciou as atividades na Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), unidade da antiga na Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, também responsável pela implantação dos cursos de Administração e Ciências Econômicas.

Ela ressalta que a Fadec foi idealizada pelo professor Ávilo de Oliva Brasil, “que efetivou grande esforço junto a profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, profissionais das empresas instaladas na cidade que trabalhavam o dia e ministravam aulas no período noturno numa forte relação de confiança na construção de futuro para uma região carente de recursos econômicos e sociais”. Enfatiza ainda que a instituição sempre contou com um corpo docente atuante no atendimento às demandas profissionais da sociedade local e vislumbrava, bravamente um desenvolvimento futuro baseado na educação superior.”

Por meio da Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989, a FUNM foi transformada na atual Unimontes. Em 1989, as antigas faculdades foram substituídas pelos atuais centros de ensino. A Fadec foi incorporada ao atual Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), juntamente com a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir).

“O curso de Ciências Contábeis, nesses 50 anos realizou iniciativas voltadas pra o incremento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Tudo foi possibilitado pelo corpo docente formado de renomados especialistas em áreas de grande demanda empresarial e pelos professores doutores e mestres, que contribuíram para a formação de aproximadamente 2.200 bacharéis em Ciências Contábeis”, afirma  coordenadora Mônica Nascimento.

PROFESSORES PIONEIROS

Os professores precursores  das primeiras  turmas de Contábeis de 1973 e 1974, ministrando disciplinas da Administração (Fábio Borem Pimenta e Alfredo Dolabella Portella Filho), de Contabilidade (Edson de Oliveira Fantine e José Silvério Martins Torrês), do Direito (Luiz Gonzaga P. de Barros e Júlio Cesar de Melo Franco), de Economia (Ávilo de Oliva Brasil e Marcos Antônio Jorge), de Geografia Econômica (Maria Clarice Mendes Rodrigues), de Matemática (João Carlos Carvalho e Gerson José Barbosa), de Estudos de Problemas Brasileiros (José Sidney  Figueiredo Chaves e Antônio Teixeira  Abreu e Silva).

ESTRUTURA MODULAR

A estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis busca oferecer formação multidisciplinar, considerando o contexto regional, com profissionais qualificados para o mercado de trabalho, com conhecimentos administrativos e organizacionais, competências e habilidades de gestor contábil para organizações públicas e/ou privadas. A graduação oferece formação humanística, com visão sistêmica, ampla e holística da realidade econômica, social, política e cultural, considerando a responsabilidade social e ambiental, a cidadania e a ética profissional.

Na gestão, o curso promove a estreita ligação com as Ciências da Administração, nas informações, tomada de decisão, controle e prestação de contas junto às instituições de atuação. O curso inclusive, orgulha-se de participar ativamente da história da gestão superior da Unimontes, com grande referência e distinção aos dois reitores com formação Contábil:  os professores Paulo Cesar Gonçalves de Almeida (gestão 2002/2010) e o atual gestor, professor Wagner de Paulo Santiago.

SINTONIA COM O MERCADO

A chefe de Departamento, professora Eliana Soares Barbosa Santos esclarece ainda que “o curso oferecido em Montes Claros e Salinas oportuniza atividades em sintonia com mercado de trabalho, exemplo disso é a dedicação e, principalmente, o espaço que os acadêmicos têm através dos estágios. Posteriormente, como bacharéis integrantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ingressam no mercado com atuação profissional junto às pessoas físicas e pessoas jurídicas como empresas de Contabilidade, empresas nacionais e multinacionais, sistemas financeiros, empresas de auditoria, controladoria e consultoria, órgãos públicos e de fiscalização”.

Inscrições

A inscrição e participação nas atividades do Jubileu Dourado Contábeis ensejarão emissão de certificado pelo DOITY: https://doity.com.br/jubileu-dourado-cincias-contbeis-unimontes   

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024