Tema foi abordado em palestra por juiz do trabalho

A prevenção e o combate ao assédio moral no serviço público foram discutidos no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes), da Universidade Estadual de Montes Claros, terça-feira (30/08). Foi proferida no hospital a palestra “Assédio moral no trabalho”. O tema foi abordado pelo juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região Marcelo Palma de Brito.

O Exmo. Sr. Juiz Substituto do Trabalho Dr. Marcelo Palma de Brito, em exposição à equipe gestora do HU – Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

O evento foi realizado no auditório “Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto”. A cerimônia de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, com as presenças do superintendente do Hospital Universitário, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, juntamente com o procurador-chefe da Universidade, Henderson Geraldo Teixeira Ogando.

A iniciativa foi da Diretoria de Enfermagem e da Assessoria Jurídica do HU-Unimontes.

Participaram diretores, assessores, gerentes, coordenadores e supervisores do Hospital da Unimontes. Foram abertas discussões e espaço para perguntas e respostas. A iniciativa visou ainda encorajar os colaboradores da instituição a atuarem na construção de um ambiente de trabalho mais respeitoso e justo.

“A Unimontes está comprometida em garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. É nosso dever como instituição educacional e de saúde abordar esse tema de forma franca e construtiva, buscando não apenas prevenir, mas também criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso”, enfatizou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

O Reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, durante fala de abertura do evento.
Foto: João Paulo Antonini

O superintendente do HU-Unimontes destacou que a instituição tem como um seus princípios prevenir o assédio moral e criar um ambiente que valorize o bem-estar de servidores, acadêmicos e pacientes. “Em nosso hospital temos o compromisso de promover um ambiente de trabalho onde a dignidade e o respeito são prioridades. Abordar o assédio moral é um passo fundamental para alcançar essa meta”, afirmou o professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis.

Dr. Marcelo Palma de Brito, em momento de diálogo com os gestores do HU – Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

O Juiz Substituto Marcelo Palma de Brito abordou a importância de conhecer a legislação relacionada ao assédio moral no serviço público. “O conhecimento das leis é fundamental para que possamos agir de maneira eficaz diante do assédio moral. Este é um problema que, infelizmente, afeta diversas áreas da sociedade, inclusive o serviço público”, ressaltou o magistrado.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF