Alunos do Campus da Unimontes Janaúba durante a recepção de boas vindas.

O Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) viveu um momento especial terça-feira (29/08). Foi realizado o evento “Recepção dos calouros dos cursos de Ciências Agrárias 2-2023”, com as boas-vindas aos novos alunos das graduações de Agronomia, Engenharia Floresta, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O encontro contou com a presença do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves, do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), professor José Augusto dos Santos Neto, além de coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores e servidores técnico-administrativos. Participaram cerca de 80 alunos.

No segundo semestre de 2023, iniciaram as atividades nos cursos de graduação no Campus de Janaúba 74 acadêmicos, sendo: Agronomia (20), Medicina Veterinária (34), Zootecnia (19) e Engenharia Florestal (4).

O professor Rogério Othon Teixeira Alves deu as boas-vindas aos calouros e enalteceu a importância da extensão na formação técnica, científica e social dos acadêmicos. O pró-reitor explicou a obrigatoriedade da participação dos estudantes de graduação nas atividades integradas de extensão (AIEx). Lembrou ainda que os alunos podem formar associações atléticas para participarem de competições esportivas.

Ainda na oportunidade, a servidora Rônia Oliveira, da equipe da Pró-Reitoria de Extensão,  prestou esclarecimentos sobre a política de estudantil da Unimontes, explicando a respeito do edital para a concessão de auxílios aos acadêmicos de baixa renda, regularmente matriculados nos cursos presenciais.

São ofertados os auxílios para moradia, alimentação (para acadêmicos matriculados fora do Campus-sede), transporte, creche e apoio didático-pedagógico. O objetivo da assistência estudantil é assegurar a permanência dos acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica na universidade até a conclusão do curso superior.

Houve ainda orientação sobre a concessão de auxílio para o estudante que participar de congressos científicos e explanação sobre o funcionamento da biblioteca setorial do campus e apresentação dos tutores das turmas, além de apresentação musical do Grupo Pet Música da Unimontes.

O diretor do CCET, professor José Augusto dos Santos Neto, salientou que a importância do encontro com a proposta de promover o acolhimento aos novos alunos do Campus de Janaúba, destacando a qualidade da Unimontes e dos seus cursos de graduação. Além disso, assinala, os acadêmicos foram informados sobre seus direitos e deveres e sobre as funções dos chefes de departamentos, coordenadores de cursos e tutores.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +