Nesta segunda-feira (15/05), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) realizou, no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto, a cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem, com o objetivo de integralizar o corpo técnico e enfermeiro aos eventos que serão destinados à categoria ao decorrer dos dias 15, 16, 17 e 18/05.

Foto: João Paulo Antonini

A solenidade foi presidida pelo Professor Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes; e contou com a presença do Superintendente do Hospital Universitário, Prof. Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; Suelen Ferreira dos Santos, Diretora de Enfermagem; e Henrique Andrade Barbosa, Diretor de Desenvolvimento Acadêmico.

Prof. Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

“Estamos aqui para marcar uma nova posição no hospital e na Unimontes como um todo: a de que é possível fazer se fizermos tudo juntos”, colocou em sua fala o Prof. Wagner Santiago, ao se referir às demandas do corpo de enfermeiros e de outros setores do HU – Unimontes. “É preciso parar com a ‘cultura do não’. Vamos agir e movimentar o que for preciso para dizer sim”, completou o Reitor.

Coube ao Superintendente do Hospital da Unimontes, Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, expressar o agradecimento que todos no hospital têm pelos enfermeiros e técnicos, “que se dedicam, diariamente, de forma tão bonita e humana, a ensinar os nossos alunos e a cuidar do próximo”.

A Diretora de Enfermagem, Suelen dos Santos Ferreira, contemporizou os problemas passados pelo HU, reafirmando o empenho da atual reitoria e dos gestores do hospital em sensibilizar o Governo do Estado sobre a necessidade do reforço de pessoal capacitado e para solucionar reivindicações da categoria.

Homenagens e música

Durante a cerimônia da abertura, o Reitor Wagner Santiago homenageou os dois servidores de maior tempo de carreira da Enfermagem e dos Técnicos em Enfermagem do HU – Unimontes. A servidora enfermeira Francisca Cardoso, da Clínica de Saúde Mental; e o servidor técnico em enfermagem Ronaldo Félix Canela, foram congratulados.

A Enfermeira Francisca Cardoso, sendo homenageada pelos seus 28 anos de contribuição ao HU.
Foto: João Paulo Antonini

“Trabalhar no HU mudou a minha vida, assim como a de muitos outros aqui presentes. Receber essa homenagem é uma honra para mim”, agradeceu a enfermeira. O técnico em enfermagem, Ronaldo Félix Canela, não esteve presente por motivos pessoais e enviou emissário para receber o seu preito.

Na oportunidade, o grupo musical do Departamento de Música, “Camerata de Violões”, coordenado pela professora e mezzo-soprano Christiane Franco, apresentou ao público músicas eruditas que ambientaram o espaço do auditório e emocionou os presentes. “A Camerata de Violões da Unimontes é um projeto do curso Artes/Música da nossa Universidade, amparado pela Pró-reitoria de Extensão e protagonizado por professores do departamento”, afirmou a musicista. Também compõem o grupo musical os professores Geraldo de Alencar Durães Filho, Luiz Carlos Junior e Daniel Aguiar Novais, além do músico Antônio Carlos Vitorino dos Santos Junior.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025