Nesta terça-feira (01/08), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes), participou da campanha “Faça o X nas estradas”, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na base da PRF em Montes Claros, na BR – 251. A proposta da PRF foi debater sobre o “Agosto Lilás”.

Agentes de Segurança Pública e representantes civis, em frente ao posto da PRF, na BR-251.
Foto: PRF

Com o objetivo de discutir a violência contra as mulheres, o “Agosto Lilás” ganhou a atenção das forças de segurança a nível nacional, em virtude de campanhas ostensivas e necessárias, por parte de toda a sociedade civil, órgãos governamentais, mídia e movimentos sociais, como de combater os atos de agressão física e psicológica sofridos por mulheres no Brasil.

A socióloga Theresa Raquel Martinez, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes), da Universidade Estadual de Montes Claros, a convite da professora Cláudia de Jesus Maia, docente do do Departamento de História e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Violência de Gênero (GPEG) da Unimontes, representou a universidade no evento da PRF, apresentando o trabalho do grupo, intitulado “Observatório de Violência de Gênero”, implementado em abril de 2023.

Theresa Raquel Martinez, socióloga do HU – Unimontes, em apresentação às forças de segurança.
Foto: PRF

“Foram apresentados dados estatísticos do nosso trabalho. Mostramos que as pesquisas acadêmica e prática devem caminhar juntas, tanto para a prevenção, quanto para a repressão, a formação profissional e a sensibilização das forças de segurança. Precisamos mudar paradigmas e indicar os novos caminhos para essa questão tão relevante”, enfatizou a socióloga do Hospital da Unimontes.

Na oportunidade foi apresentado o serviço de assistência às vítimas de violência atendidas pelo HU – Unimontes e demonstrada a forma de atuação dos profissionais do hospital.

Força pública presente

Além da PRF, o evento contou com a participação de integrantes da Rede de Enfrentamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através da Delegacia de Mulheres; da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM) de Montes Claros; e de outras autoridades que atuam no combate à violência contra mulheres.

Público presente no evento
Foto: PRF

A violência contra as mulheres, em números

A Agência Brasil informa que, no país, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram cerca de 60% dos casos registrados. Em Minas Gerais, as forças de segurança, através de novos protocolos implementados pelo Governo do Estado, registrou, 145.900 casos de violência em 2021; 141.164, em 2022; e, até junho de 2023, 73.931.

Comunicação e denúncia

O X vermelho, desenhado na palma da mão, faz parte de uma campanha mundial para a informação de como as mulheres, vítimas de violência, devem pedir ajuda e, também, para divulgar à população em geral a respeito dessa prática e conscientizar para o amparo às vítimas.

Faça um X vermelho na palma da mão e comunique-se com um agente público de segurança.
Foto: CDL – MG

Para denunciar os casos de violência contra mulheres, ligue 180.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +