A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) realizou, no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico (DDA), durante os dias 24 e 25/07, curso de capacitação de prevenção à violência doméstica, para oficiais e praças da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da 11ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O curso teve como objetivo principal a capacitação do efetivo policial cadastrado para procedimentos em situação de ocorrências voltadas ao atendimento de vítimas de violência doméstica e familiar contra mulheres, de maneira que o corpo policial possa implementar ações efetivas para a segurança das vítimas e para a quebra do ciclo identificado, de forma correta e padronizada, no esforço do cumprimento da lei. A equipe da maternidade também frisou aos presentes os protocolos adotados e a conduta dos profissionais durante todo o período de atendimento às pacientes, quando recebidas pelo Hospital da Unimontes.
As atividades foram divididas em duas turmas, compostas por policiais das cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Francisco Sá, Cristália, Monte Azul, Lontra, Luislândia, São Francisco, Ponto Chique, Campo Azul, Porteirinha, Varzelândia e Mato Verde, pertencentes aos 50º, 51º e 10º Batalhões de Polícia Militar (BPM) e à 13ª Companhia da Polícia Militar Independente.
A médica-coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia (SGO) da Maternidade do HU-Unimontes, Flávia Nobre, considerou a importância da iniciativa: “Fizemos um importante treinamento para que a força policial saiba os procedimentos que são adotados aqui, para que ela possa, até mesmo, nos ajudar da melhor forma possível.”
Para a aplicação do curso, a Maternidade do HU-Unimontes destacou uma equipe composta pela coordenadora do SGO, Flávia Nobre; a preceptora da Residência Médica, Kátia Regina Lafetá; a gerente de Enfermagem, Bárbara Cerqueira; coordenadora administrativa, Arlenes Soares Silva; e os estagiários Lavinya Heloísa e Eric Gomes, sendo esse o responsável pela apresentação das atividades do hospital aos policiais.
Relato
A 1º Tenente, Mônica Beatriz Zuba, do 10º BPM, foi responsável pelo comando da primeira turma e destacou a importância da ação promovida pela equipe do HU – Unimontes:
“A instrução ofertada pelo Hospital Universitário foi de grande valia para a capacitação dos discentes do curso de PVD da 11ª RPM da Polícia Militar de Minas Gerais, uma vez que os policiais militares tiveram a oportunidade de conhecer na prática o protocolo de atendimento do hospital em relação ao tratamento às vítimas de violência doméstica e compreender a complexidade de direcionamento desse fluxo”, destacou a Tenente.
Reconhecimento e gratidão
“Agradecemos imensamente a disponibilidade da equipe do HU em nos receber! Os senhores foram essenciais para a formação da nossa equipe”, manifestou a Sargento Priscilla Loiola, da cidade de Francisco Sá.
“A Polícia Militar agradece a coordenação do Hospital e toda equipe envolvida nessa capacitação pela disponibilidade do tempo e partilha desse momento precioso de aprendizado”, finalizou a 1º Tenente, Mônica Beatriz Zuba.
Referência no atendimento
A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital da Unimontes, é referência técnica e médico-hospitalar no atendimento de casos de violência contra a mulher e abusos físicos e sexuais. Com uma equipe altamente capacitada, a maternidade conta com a estrutura oferecida por assistentes sociais, psicólogos, ginecologistas, enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e laboratoristas, que formam uma equipe multiprofissional de atendimento seguro às vítimas.
Disque denúncia – Disque 100
O Disque Direitos Humanos, ou “Disque 100”, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.