Tecnologia teve patente registrada no INPI

Pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) e Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveram uma calculadora online usada em estudos científicos. A tecnologia, de maneira simples, permite cálculos com instrumentos de pesquisas nas análises de temas subjetivos como qualidade de vida, estresse e autoestima. Trata-se da VECON – calculadora online para aferição da variância média extraída e confiabilidade composta de instrumentos psicométricos. 

Equipe responsável pelo projeto

A tecnologia foi desenvolvida pelos  professores e pesquisadores Marise Fagundes Silveira (do PPGCS, lotada no Departamento de Ciências Exatas), Renê Rodrigues Veloso ( PPGMCS/Departamento de Ciências da Computação), Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito (PPGCPS/Departamento de Enfermagem e Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva) e Lucinéia de Pinho (PPGCPS/ Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva), juntamente com  Cássio de Almeida Lima (doutorando do PPGCS)  e Jefferson Aparecido Martins de Moura (mestre pelo PPGMCS). 

Com patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a  tecnologia desenvolvida pela equipe da Unimontes  pode ser usada por estudantes de cursos de graduação, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e professores que trabalham com psicometria, criação e validação de instrumentos de pesquisa, independentemente  de sua área de formação. 

O doutorando Cássio de Almeida Lima explica que a VECON é uma calculadora online que possibilita, de  maneira simplificada, obter valores da  variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC), que são indicadores associados à qualidade psicométrica de uma medida, usados nos estudos científicos. 

“Os instrumentos utilizados em pesquisas científicas devem apresentar propriedades psicométricas satisfatórias para serem considerados adequados. Especialmente os instrumentos (como escalas e questionários) que se propõem analisar medidas subjetivas, como qualidade de vida, estresse, autoestima, sintomas depressivos e apoio social, devem ser elaborados e avaliados mediante evidências de validade e de confiabilidade. Entre as qualidades psicométricas, estão a VME e a CC, que são indicadores associados à qualidade de uma medida”, afirma Cássio de Almeida Lima. 

A VECON é de fácil acesso e manuseio. Demonstrou ser uma tecnologia útil para pesquisadores que trabalham com estudos psicométricos, contribuindo para a construção e validação de instrumentos de boa qualidade que forneçam resultados confiáveis”, assegura o doutorando do PPGCS/Unimontes. 

Ele salienta que a calculadora online “entrega os resultados da CC e da VME prontos”. Até então, os cálculos eram feitos manualmente, assinala.  Outro aspecto,  lembra,  é que a calculadora online não representa nenhum custo adicional para os pesquisadores, não existindo necessidade de ser baixada em computadores  ou notebooks.

A calculadora especial pode ser acessada livremente no site: vecon.ppgmcs.com.br.

Nela,  o usuário insere os valores requisitados nos campos específicos e automaticamente são gerados os resultados da VME e da CC.

Como acessar a tecnologia: 

O acesso à calculadora VECON pode ser realizado no endereço eletrônico: vecon.ppgmcs.com.br.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024