Nesta segunda-feira (15/05) é celebrado o Dia do Assistente Social, data de fundamental importância para o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes), que conta com um serviço de assistência social, voltado para os pacientes e seus familiares, além dos servidores da instituição.

O serviço busca a resolução de demandas apresentadas de cada paciente ou seu familiar, o que impacta na melhoria das condições de saúde dos usuários, tanto no ambiente hospitalar como fora dele.

O setor é responsável acolher os pacientes de acordo com as suas demandas, observando os seus direitos e deveres. O atendimento também é prestado a crianças em situação de risco social e abandono familiar (encaminhadas ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância e Juventude); aos idosos e cuidadores, fornecendo orientações previdenciárias e orientando em casos de violações de direitos.

No “Centro Mais Vida” de Referência à Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (CRASI), a assistência social é oferecida por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. atua também preventivamente com orientações no planejamento do setor e na criação de fluxos internos, reuniões e identificação de demandas.

A importância do serviço é enaltecida pela assistente social Luara Veloso, do CRASI-HU – Unimontes. “Atuar como assistente social no serviço público é motivo grande de orgulho pra mim. Trabalhar no HU -= Unimontes e no Centro Mais Vida é um privilégio. Vivemos em uma sociedade complexa e extremamente desigual e lidar com as demandas relacionadas à população idosa, em um contexto de fragilidades múltiplas, é um desafio imenso”, afirma Luara.

A Assistente Social Luara Veloso, no CRASI – HU.
Foto de arquivo pessoal.

No Hospital da Unimontes, o atendimento é gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta a assistência social como atividade fim das instituições conveniadas.

“A gente que cuida sabe o tanto que faz diferença ter uma pessoa que dedica, que ouve, orienta, dá apoio e resolve as coisas que pode. Assim, a gente sente que não está sozinha

”, declarou a cuidadora I.P.S.

Relacionadas

Unimontes abre período de matrículas para aprovados no Vestibular
Inscrições para disciplinas isoladas do PPGEO continuam abertas
Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso