No dia 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo no Brasil e a Universidade Estadual de Montes Claros terá uma programação especial na data para debater os avanços no ensino da Geografia e a importância da melhor qualificação acadêmica e profissional. Os trabalhos são organizados pela coordenação do curso de Geografia, Departamento de Geociências e o Mestrado em Geografia, da Unimontes.

A programação terá início na manhã desta segunda-feira, no campus-sede da Unimontes, com apresentações artísticas, minicursos, mesas redondas e sessão de homenagem à professora Maria Cleusa de Freitas, que empresta o nome ao evento.

Às 8h30, haverá o lançamento do Fórum: “Transpirações Geográficas – Dinâmicas Socioespaciais em Debate”, com proposta de socializar e refletir sobre a produção científica de docentes. “A meta é criar um espaço com o objetivo de divulgar os trabalhos dos professores e, ao mesmo tempo, promover o diálogo acerca dos assuntos de interesse da Geografia”, resume o professor Gustavo Henrique Cepolini, coordenador.

Confira

A primeira sessão terá como tema “Território, Violência e Tráfico de Drogas”, com abordagem do professor Ivo Jorge Gomes, da Unimontes.

À tarde, de 13h30 às 17h30, acontecem os minicursos “Introdução às Normas Científicas para Trabalho de Conclusão de Curso”, com o professor Luiz Andrei Gonçalves Pereira; “Introdução à Estatística Espacial: Interpolação de dados descontínuos”, com o professor Manoel Reinaldo Leite, e “Introdução ao Geoprocessamento”, com o pesquisador e professor Raul de Magalhães Filho

À noite, apresentação artística com o professor Daniel Marcelo de Souza e homenagem à professora Maria Cleusa de Freitas, seguida da mesa redonda com egressos do curso de Geografia que atuam como profissionais em universidades, gestão educacional, pesquisa e docência nas redes de ensino pública e particular. A professora Iara Soares de França coordenará os trabalhos.

TEATRO

A Unimontes oferece a graduação em Geografia em Montes Claros e Pirapora, cujo campus que sediou o evento de abertura da programação especial pelo Dia do Geógrafo, com o projeto “Teatro no Campus”, dia 24 último. A temática foi definida a partir da disciplina Geografia do Brasil: Centro-Sul, com foco também na integração dos acadêmicos com o curso de Pedagogia, ministrado na mesma unidade.

A apresentação atende ao eixo da Prática de Formação, em consonância com o projeto político-pedagógico da licenciatura em Geografia. Os alunos do 5º Período de Geografia/Pirapora organizaram a apresentação da peça, adaptação da obra “Dramatização para o Ensino de Geografia”, do professor Manoel Ricardo Simões, produzida em 1995.

A abordagem teve como foco o capítulo “Da Roça à Periferia”, com nuances sobre as dinâmicas regionais e a formação das áreas periféricas nos grandes centros urbanos, além do êxodo rural. “Os exemplos e teorias apresentados no decorrer dessa atividade possuem semelhanças com a realidade do Centro-Sul brasileiro e podem ser pensadas e aplicadas para outros contextos”, sinaliza o professor Cepolini, responsável pela disciplina.