est em Belo Horizonte” class=”caption” />Para debater a melhoria do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o acolhimento aos grupos minoritários, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza no próximo dia 23, em Belo Horizonte, mais um encontro do Grupo Interinstitucional da Política de Humanização (GIPH) de Minas Gerais. A Universidade Estadual de Montes Claros participará das atividades, através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário Clemente de Faria.

O GIPH reúne representantes dos GTHs de hospitais de todas as macrorregiões do Estado. É uma forma de trabalhar em sintonia com as ações da Política Nacional de Humanização (PNH), na melhoria e nas modernizações dos serviços prestados em saúde, além do incremento da Gestão e das condições de trabalho para os servidores da área.

O professor Amaro Sérgio Marques, que integra o GTH do Hospital da Unimontes e o grupo de pesquisa sobre a Saúde da População Negra e Quilombola, será um dos palestrantes do evento.
Na abordagem que fará na Capital Mineira, ênfase às campanhas internas de combate ao preconceito racial e o envolvimento do Grupo de Trabalho de Humanização do HU nas questões da melhoria das condições de acesso à saúde das comunidades minoritárias no Norte do Estado.

Ele lembra que, seguindo o modelo estadual, Montes Claros já conta com o seu Grupo Interinstitucional da Política de Humanização do Norte de Minas, com a participação de representantes de diversas instituições como a Santa Casa, Fundação Dílson de Quadros Godinho (antigo Hospital São Lucas), Centro de Controle de Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde), Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte) e Hospital Aroldo Tourinho, dentre outros.

“Iniciativas como essa são importantes para uma reflexão sobre a prestação de saúde no Norte de Minas, além de elencar as sugestões para a melhoria do acesso e acolhimento dos pacientes nas unidades de saúde da região”, concluiu o professor Amaro Marques.