A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi homenageada na noite de quinta-feira, pelos serviços prestados aos longos de 60 anos de sua história.
A homenagem foi prestada pela Loja Maçônica Vigilantes do Norte, oportunidade em que, também, foi homenageado o reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza, condecorado com a Medalha Tomás Antonio Gonzaga, outorgada pelo Grande Oriente do Brasil (GOBMG), como reconhecimento ao trabalho do educador no desenvolvimento da sociedade. “As homenagens refletem, na verdade, a importância de nossa instituição no desenvolvimento regional, sendo imprescindível para a emancipação das pessoas, através da educação, e devem ser compartilhados com professores, servidores, acadêmicos, egressos e todos que trabalham para o desenvolvimento coletivo de nossa instituição”, agradeceu o reitor.
O vice-prefeito de Montes Claros, professor universitário Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, classificou a universidade como a principal instituição no Norte de Minas responsável pela libertação das pessoas, cuja ferramenta, a educação, permite a autonomia do cidadão, através da oportunidade de ampliação dos conhecimentos e da visão expandida do mundo.
Venerável mestre da Loja Maçônica Vigilantes do Norte, Gilson José Fróes destacou a longa trajetória de conquistas da universidade e os resultados práticos das ações da Unimontes na vida da população, refletindo nas áreas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. “Essa é uma homenagem que traduz o sentimento de gratidão pelas ações inquestionáveis da universidade para o desenvolvimento das pessoas e da região”, enalteceu.
MEDALHA – O grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais, Olímpio Antonio Maia Abreu condecorou o reitor da Unimontes com a Medalha Tomás Antonio Gonzaga e enalteceu a trajetória do homenageado, ressaltando suas qualidades como um educador preocupado com a sociedade e com o bem coletivo.
Essa trajetória também foi enaltecida pelo vereador Igor Dias e pelo pastor Josmar Xavier dos Santos, presidente da Casa de Acolhimento Amor e Vida. A solenidade contou, também, com a presença de outras autoridades, como o secretário de comunicação e informática do GOBMG, Antônio Venâncio de Souza Júnior; o assessor jurídico do GOBMG, Carlos Leonardo Figueiredo Gomes Júnior; o venerável da Loja Apóstolos da Galiléia, Manoel Caetano Oliveira; o representante da Loja Maçônica Arlindo dos Santos, professor Lincoln Wagner Queiroz Veloso; professores, servidores, acadêmicos, familiares e o pai do homenageado, Benilson José de Souza.