Evento ocorre de 20 a 24 de junho – Unimontes é uma das participantes –

No período de 20 a 24 de junho, será realizado em Brasília (DF), o evento “Histórias da Amazônia: mostra Adrian Cowell de cinema socioambiental”. A iniciativa tem como objetivo estimular reflexões, debates e a ampliação do conhecimento público sobre temas socioambientais da maior relevância para a Amazônia num momento crítico, a partir da obra do renomado cineasta Adrian Cowell.

O evento envolve diversas universidades e instituições brasileiras. Uma delas é a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que será representada pelo professor Gustavo Cepolini, do Departamento de Geociências. A Unimontes integra o grupo organizador das atividades, que envolve outras instituições como o Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília (NEAZ/UnB), o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – IGPA/PUC/Goiás; o Instituto Oca do Sol, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA).

Durante a mostra, será realizada uma série de sessões diárias, contando com a exibição de filmes emblemáticos de Cowell e trabalhos recentes de uma nova geração de cineastas que seguem seu legado e inspiração. Junto com a exibição de filmes, haverá uma mesa de debate sobre o tema de cada sessão, com participação de lideranças de povos indígenas, movimentos sociais, cientistas, parlamentares e representantes de entidades socioambientais, cineastas.

O evento terá um formato híbrido, combinando atividades presenciais no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) do campus da Universidade de Brasília (UnB), com transmissões online das sessões no youtube do Neaz/UnB. A programação completa pode ser acessada no endereço: www.mostraadriancowell.com.br

No dia 21 de junho, as 17h30 , haverá a mesa de debates “Expansão da fronteira e conflitos pela Terra na Amazônia”. O professor Gustavo Cepoline atuará como facilitador dos debates, que terá os seguintes participantes: Ivaneide Bandeira e Txai Surui (Instituto de Defesa Etnoambiental Kanindé), Eliane Moreira (Ministério Público Estadual do Pará), Gabriel de Lima Ferreira (Consultor em Monitoramento e Avaliação de Projetos, ex-secretário de Agricultura de Rondônia) e Elisabete Kitamura (Universidade Federal de Rondônia).

No mesmo dia, serão três filmes de Adrian Cowell: “Nas cinzas da floresta”, “ Na trilha dos Uru-eu-wau-wau “ e “Financiando o Desastre (Adrian Cowell, 1987)

A Mostra terá um formato híbrido, combinando atividades presenciais no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) do campus da Universidade de Brasília – UnB com transmissões online das sessões no youtube do Neaz/UnB.

QUEM FOI ADRIAN COWELL

Com uma obra produzida ao longo de cinco décadas, o cineasta inglês Adrian Cowell (1934-2011) contribuiu, de forma inédita, para chamar a atenção do Brasil e do mundo para questões fundamentais da vida no planeta, especialmente na Amazônia.

Suas filmagens destacaram temas que continuam extremamente atuais até hoje, como a relevância ecológica da Amazônia com sua enorme biodiversidade e seu papel essencial para o equilíbrio do sistema climático, a importância dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais, com sua diversidade cultural e profundos conhecimentos sobre a proteção e uso sustentável da floresta, e os conflitos provocados por modelos insustentáveis e predatórios de ‘desenvolvimento’.

A trajetória do Adrian Cowell no Brasil incluiu a documentação de momentos históricos, como as expedições dos irmãos Villas Boas no Xingu nos anos 1960, a implantação de projetos de colonização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Rondônia na década de 1980 e a luta de Chico Mendes e o movimento dos seringueiros pela criação de Reservas Extrativistas no Acre.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +