Iniciativa é gratuita e faz o papel de “cartão de visitas” da Universidade, com módulos de interação virtual com o ensino básico

Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, o Laboratório de Práticas e Educação Geográfica divulgou nesta semana a sequência da programação prevista para o minicurso “Geografia dos Vestibulares: mapeando o seu futuro”. Serão mais quatro módulos mensais, entre maio e agosto, culminando ainda com a realização de uma mostra de profissões. A iniciativa tem como objetivo apresentar as informações importantes sobre como é o ingresso na educação superior, seja na Unimontes ou em qualquer universidade, centro universitário ou institutos do Brasil e do mundo.

As atividades acontecem no formato virtual pela plataforma Google Meet, como medida preventiva de distanciamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus e a participação é aberta aos alunos das três séries do ensino médio e dos dois últimos anos do ensino fundamental. Ao longo da programação, haverá palestras, ciclos de debates e oficinas ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Geografia/Unimontes.

A inscrição é totalmente gratuita por meio de formulário: https://tinyurl.com/mapeando. O certificado será entregue aos participantes com o mínimo de 70% de frequência. As dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail geodosvestibulares@gmail.com.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

“Apresentamos as experiências de nossos acadêmicos aos jovens estudantes, que estão naquele momento de buscar referências para a escolha de um curso superior e qual carreira seguir”, explica a professora doutora Iara Maria Costa da Silveira, coordenadora do Laboratório de Práticas e Educação Geográfica e supervisora do projeto. Ela destaca o apoio da chefia do Departamento de Geociências (professor doutor Anderson Bertholi) e da coordenação do curso de Geografia/Licenciatura (professor doutor Luís Ricardo Fernandes da Costa).

As responsáveis pelas atividades do projeto são as acadêmicas Jéssica Santana, Maria Júlia de Souza e Michele Araújo. Aluna do 8º período da Licenciatura em Geografia e bolsista do Programa Residência Pedagógica de incentivo na formação à docência, Jéssica também é voluntária no cursinho popular Darcy Ribeiro, outro projeto de extensão da Unimontes.

A jovem leva para o minicurso “Geografia dos Vestibulares” parte da experiência de um projeto autoral que publica no Instagram: o “Jé’Ografia: o mundo em nossas mãos” (um trocadilho com o próprio nome e a área de atuação). São quase 3 mil seguidores na rede social, onde desenvolve conteúdos numa linguagem mais descontraída sobre dicas de estudo e vestibulares, especialmente.

“Claro que também são produzidos os conteúdos relacionados à Geografia. Em tempos como este de pandemia, se manter esperançoso, crente e animado com o futuro tem sido desafiador. Para os estudantes do ensino básico, em especial do ensino médio, este desafio é ainda maior porque muitos estão desanimados sem acreditar nas suas possibilidades, desistindo de sonhos, projetos e literalmente desnorteados no caminho e na preparação para o ingresso no Ensino Superior”, depõe Jéssica.

Aos 23 anos, a acadêmica confessa que já conheceu alunos que não sabiam que a universidade pública era gratuita e outros que sequer conheciam a Unimontes, mesmo residindo em Montes Claros. Há, ainda, casos de jovens estudantes que desistiram de um curso por acreditarem que não teriam capacidade de seguir adiante. “Foi pensando nisso que projetamos este minicurso, com o intuito de auxiliar, informar e dar um norte aos estudantes. Ingressar numa universidade pública é um direito e conseguimos apresentar quais são as inúmeras possibilidades de cursos superiores, as formas de ingresso e como é o mercado de trabalho, além do universo múltiplo dentro das instituições, sobretudo na Unimontes, e o que ela oferece para a sociedade”, conclui.

INÍCIO

No primeiro módulo, em abril, houve uma exposição específica sobre a atuação da Unimontes: campi, cursos, formas de ingresso (PAES e SiSU), acesso às diversas bolsas (iniciação científica, PIBID, Residência Pedagógica, monitorias), carreira acadêmica (graduação, mestrados, doutorados, pesquisas), entre outros pontos.

O trabalho contou com a participação de dezenas de estudantes de pelo menos oito municípios do Norte de Minas e, também, de localidades rurais da região, como a jovem Sara Rayane Dias Alves, que reside na comunidade da Catarina, às margens da BR-135, no município de Bocaiúva.

A adolescente considera a experiência totalmente nova, especialmente ao participar de uma experiência EaD. “Fazer parte, interagir e conhecer pessoas novas é muito especial. Para mim, quando o assunto é a Unimontes, sei que qualquer sonho se torna realidade”, revela. Sara Rayane destaca que o minicurso apresenta excelentes profissionais, que não querem compartilhar somente as experiências pessoais, mas reforçar “a certeza de que podemos chegar onde quisermos com o conhecimento, porque não, na lua ou nas profundezas dos oceanos”.

Outro suporte estratégico neste trabalho está no apoio psicológico, com a participação da professora universitária Leila Gusmão. Profissional da área, ela aborda pontos como a questão emocional para o vestibular, a importância dos testes vocacionais e do diálogo com a família sobre as escolhas pessoais.

MÓDULOS

Com atividades sempre à tarde, de 15 às 17 horas, a sequência da programação será esta: módulo 2 (maio): “Quais são e onde se localizam as Faculdades no Brasil e no Mundo? Quais cursos são oferecidos?”; módulo 3 (junho): “Como é a Faculdade e quais são as outras possibilidades para o Futuro?”; módulo 4 (julho): “Como é o Mercado de trabalho dos Cursos e áreas escolhidas?”, módulo 5 (agosto): “Vamos criar um mapa para o seu futuro? – autonomia para escolher quais serão os próximos passos, escolhas para nortear o desempenho de projetos pessoais e profissionais”.

E, no encerramento, haverá uma mostra de profissões, com o relato de experiências de profissionais de diversas áreas para conversar com os estudantes, com esclarecimento de dúvidas e sugestões. Existe a possibilidade de lives adicionais para abordagens complementares aos temas escolhidos. O Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP) também é apoiador do projeto.

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