Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Cidadania Universitária”, do campus de São Francisco (Norte de Minas)

Evento foi aberto aos alunos da Escola Estadual Sebastiana Pereira
(Fotos: Divulgação)

Os acadêmicos do campus da Unimontes em São Francisco (Norte de Minas), acompanhados de professores, promoveram mais um ação no âmbito do projeto de extensão “Cidadania Universitária”. Ao final de ano, o tema “Feminicídio” foi debatido com os alunos da Escola Estadual Sebastiana Pereira da Silva, na comunidade de Santana de Minas, na zona rural do município.

A atividade envolveu os graduandos em História e Matemática e os alunos do curso Técnico em Enfermagem, do campus Unimontes. Conforme o projeto, a Universidade atua junto a estudantes de escolas do ensino fundamental e médio, desempenhando ações que favorecem a formação integral em diferentes áreas – ambiental, social, política e educacional.

A visita à escola de Santana de Minas foi coordenada pelos professores Rafael Castro, Bárbara Souto e Roberto Mendes Ramos Pereira (coordenador do campus da Unimontes em São Francisco e do projeto “Cidadania Universitária). A ação foi alinhada a partir do convite do professor Harilson Ferreira de Souza para discutir os temas associados à violência contra a mulher com os alunos da escola.

Professora Bárbara Souto ministrou uma das palestras

Na oportunidade, a professora Bárbara Souto, do Departamento de História/Unimontes, ministrou a palestra “O Feminicídio no Brasil Atual”, com abordagem nas principais questões relacionadas ao crime, apresentando dados e a dimensão do problema enfrentado por muitas vítimas e por seus familiares.

O professor Roberto Mendes enalteceu a importância da visita no último dia 28, no âmbito do “Cidadania Universitária”. “A expansão das discussões realizadas no âmbito da universidade para as escolas de educação básica é um função essencial da Unimontes em São Francisco”, disse. Lembrou que a iniciativa, “além de contribuir para a formação dos alunos dessas escolas, dimensiona a importância social da universidade onde ela se encontra”.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba