No períoido de 5 a 31 de outubro de 2023, Montes Claros será palco de uma exposição multifacetada que tem como objetivo revelar as narrativas por trás do desenvolvimento de aspectos modernos na região, relacionados ao esporte, durante o século XX. Trata-se da exposição intitulada “Práticas corporais e esportivas: o desenvolvimento do sertão mineiro no século XX”, que acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Corredor Cultural da cidade.

A iniciativa, que busca também explorar as interações sociais entre a aquisição de novos costumes e as antigas tradições locais. A expposição resulta de uma parceria entre o Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) e o Centro de Memória do Esporte (CEMESP), vinculados ao Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O evento é uma celebração especial, j que marca o quinto aniversário do GEHEF, além de consolidar a parceria com o CEMESP e o MRNM Unimontes, enriquecendo ainda mais a diversidade cultural e histórica da região.

A exposição não apenas oferece um mergulho profundo nas práticas corporais e esportivas que moldaram o sertão mineiro, mas também oferece um seminário que será promovido durante o mês de outubro. O seminário contará com as presenças de acadêmicos, professores e membros da comunidade que desempenharam papéis significativos no desenvolvimento histórico dessas práticas na região. Será uma oportunidade única para trocar conhecimentos e experiências.

Ao adentrar a exposição, os visitantes serão imersos em um rico acervo multimídia composto por 110 reportagens de jornais e revistas, 50 fotografias históricas, cinco depoimentos em vídeo e 35 objetos que contam as fascinantes histórias do passado esportivo do sertão mineiro.

A exposição é uma oportunidade para todos aqueles interessados na história da região e no papel desempenhado pelas práticas corporais e esportivas no seu desenvolvimento.

Serviço

Evento: Exposição Multimídia “Práticas corporais e esportivas: o desenvolvimento do sertão mineiro no século XX”.

Quando: 05 e 31 de outubro de 2023.

Endereço: Corredor Cultural, Rua Coronel Celestino, 75 – Centro, Montes Claros – MG.

Horário: 08h às 18h.

Sobre o GEHEF e o CEMESP: O Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) e o Centro de Memória do Esporte (CEMESP) são iniciativas que surgiram em 2018 e 2019, respectivamente, vinculadas ao Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Estadual de Montes Claros.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial