Foi realizado no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes), no período de 28 a 30 de setembro, o V Simpósio de Transdisciplinaridade em Envelhecimento “EnvelheSER”.

O evento, promovido pela coordenação do Centro “Mais Vida” de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI) do HU-Unimontes, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Montes Claros e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, contou com o apoio da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes, ligas acadêmicas e estudantes de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e de outros cursos da Unimontes e de outras instituições.

Público presente na abertura do EnvelheSER, no auditório do HU-Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

As atividades foram realizadas no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto do Hospital Universitário e na Câmara Municipal de Montes Claros, contando com a presença de profissionais em saúde, autoridades, servidores da Unimontes, residentes médicos e estudantes.

“A nossa ideia principal foi promover o debate acadêmico-científico em saúde do idoso, para atualizar o conhecimento dos nossos profissionais e estudantes com o que há de melhor no tratamento ao público na melhor idade e para mostrar à sociedade norte-mineira que o nosso centro está sempre à disposição e vigilante às necessidades dos idosos da nossa região”, explicou Ely Carlos Pereira, coordenador administrativo do CRASI -HU.

Comitiva organizadora do EnvelheSER, na Câmara Municipal.
Foto: Equipe de Mídias do EnvelheSER

O simpósio foi dividido em etapas, conforme as atividades diárias. Foram promovidas sete palestras, com temas essenciais para a discussão em torno da saúde do idoso, promovidas por profissionais médicos geriátricos referências nacionais. (Veja a programação)

O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luís Felipe José Ravic de Miranda, abriu as atividades conduzindo a palestra-aula “As síndromes geriátricas na Atenção Primária”.

O professor da UFMG, Luiz Ravic e a equipe do CRASI-HU.
Foto: João Paulo Antonini

“Construímos aqui um debate necessário para divulgarmos a atenção ao idoso como uma necessidade urgente. Pois, em nível mundial, a população idosa tem aumentado e ficará ainda maior nos próximos anos, com a elevação da expectativa de vida e melhoria das nossas condições de saúde”, informou o palestrante.

No domingo (01/10), a equipe do CRASI-HU participou de evento promovido pela Prefeitura de Montes Claros no Parque Sagarana, em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, onde acompanhou uma caminhada com o público presente e contribuiu com a mediação das atividades com os idosos.

Equipe do EnvelheSER em colaboração ao Dia Mundial do Idoso.
Foto: Equipe de Mídias do EnvelheSER

Sobre o Centro “Mais Vida” do HU-Unimontes

O Centro “Mais Vida” é referência nacional em atenção à saúde do idoso, realizando atendimentos para as mais diversas necessidades médicas relacionadas ao público da terceira idade em estado de fragilidade. A assistência de qualidade é garantida com a contribuição de médicos residentes de todas as partes do país e com parcerias com universidades mineiras e de outros estados do Brasil.

No CRASI, a população idosa encontra acompanhamentos em enfermagem, fisioterapia, geriatria, assistência social, exames laboratoriais de média complexidade, eletrocardiograma, tomografia computadorizada de crânio e densitometria óssea. Também são realizados tratamentos odontológicos, através de parceria com a Prefeitura de Montes Claros e o curso de graduação em Odontologia da Unimontes.

Fachada do CRASI-HU
Foto: ASCOM – Unimontes

Números

Neste ano, de janeiro a agosto, o Centro Mais Vida CRASI-HU realizou 12.239 atendimentos. Em 2022, foram 19.184 pessoas atendida. Nos dois anos anteriores, os números de atendimentos foram limitados em função da pandemia da COVID-19: 2021 (13.202), 2020 (6.085). A unidade registrou 23.231 atendidos em 2019 e 23.592 assistidos em 2018.

Em 2023, até agora, foram realizados pelo Centro Mais Vida CRASI-HU 52.385 exames laboratoriais de média complexidad, sendo que em 2022 foram feitos 52.747. Nos anos anteriores, os totais de exames foram: 2021 (40.457), 2020 (20.937), 2019 (53;696) e em 2018 (88.889)

Fale com o CRASI

Para informações referentes a consultas ou exames, o interessado, cuidador ou familiar deverá entrar em contato através do telefone (38) 3224-8041.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +