Palestras estão disponíveis gratuitamente na internet
A interação entre os organismos foi o assunto discutido em uma série de palestras virtuais promovida pelo Laboratório de Interações Ecológicas e Biodiversidade (LIEB), do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros durante o mês de julho. A discussão envolveu especialistas da Unimontes e de mais três universidades.
O webinário de Inverno do LIEB teve como tema central “Vamos interagir virtualmente para entender um pouco mais sobre interações?”. As atividades foram coordenadas pelo professor Walter Santos de Araújo, responsável pela coordenação do Laboratório de Interações Ecológicas e Biodiversidade.
Durante evento online foram apresentadas cinco palestras por professores da Unimontes, da Universidade de São Paulo (USP) e das Universidades Federais de Sergipe (UFG) e de Goiás (UFG). Eles abordaram diversas questões relacionadas às interações entre os organismos.
Você pode acessar as palestras, gratuitamente, no canal do LIEB no Youtube https://www.youtube.com/c/LIEBUnimontes e também no Instagram: https://www.instagram.com/lieb.unimontes
Palestras por temas
A primeira palestra promovida no webinário de Inverno do LIEB e disponibilizada gratuitamente na internet tem como tema “Como as redes complexas influenciam nossas vidas?”
O assunto foi abordado pelo professor Walter Santos de Araújo. Doutor em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás, ele é docente do Departamento de Biologia Geral, sendo também vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) na Unimontes.
“Insetos galhadores no Brasil: diversidade e ecologia dos herbívoros mais especializados”. Esta foi a temática de outra palestra do Webinário de Inverto do LIEB. A palestra sobre o assunto foi apresentada pelo professor Jean Carlos Santos, da Universidade Federal de Sergipe. Ele doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado na área de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A terceira palestra do evento on-line foi “A sociedade de macacos-prego por meio das redes sociais”, apresentada pelo professor Marcelo Fernandez Bolaños, da Universidade de São Paulo. Bolaños é mestre em Primatologia pela Universidade Barcelona (Espanha) e doutora em Psicologia Experimental pela USP.
“Insetos parasitoides no cerrado, quem são? O que fazem? Como eles vivem?”. As respostas para essas perguntas foram dadas durante o webinário pelo professor André Rangel do Nascimento, da Universidade Federal de Goiás. Rangel é Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Foi promovida ainda a palestra virtual sobre as “Interações parasito-hospedeiro-ambiente e suas implicações para a saúde única”. O tema foi abordado pela professora Thallyta Maria Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúda da Unimontes, onde é pesquisadora do grupo de pesquisa em doenças infecciosas e parasitárias. Ela é doutora em Parasitologia pela UFMG.