Estudantes de Biologia da Unimontes e professores durante o a visita à MSD Saúde Animal (Fotos: Divulgação)

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), da Unimontes, trabalha para ampliar as investigações científicas conjuntas, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de patentes importantes para a Universidade e para a indústria. Nesta perspectiva, a coordenação e os docentes do PPGB estudam a viabilidade de parceria com a empresa MSD Saúde Animal, que pertence ao Grupo Merck & CO, um dos principais do ramo farmacêutico no mundo e que recentemente adquiriu a unidade da Vallée, em Montes Claros.

A interação entre as instituições foi ampliada com a realização do “Manufacturing Science & Technology Day (MS&T Day 2019 Innovation Award)”, evento realizado ao final de maio pela MSD, em Montes Claros, e que teve a Unimontes como uma das convidadas. Um dos pontos de destaque foi a apresentação de projetos e ideias desenvolvidos pelos funcionários da empresa, com temáticas como inovação, estabilidade de processos, responsividade e talentos diversos.

No evento, os professores da Unimontes Mauro Aparecido de Sousa Xavier, Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira e Dario Alves de Oliveira foram avaliadores destes trabalhos e, ainda, apresentaram as diretrizes e os dados do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia para os funcionários e diretores da empresa. Também participaram das atividades professores do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG – Montes Claros).

Cinco alunas do curso de graduação em Ciências Biológicas da Unimontes também acompanharam a visita, como uma espécie de aula prática para a disciplina Inovação, ministrada pelo professor Dario Oliveira.

Professora Alessandra Ericsson

“A Unimontes já possui um histórico de parceria com a empresa, ainda como Vallée, desde 2011, com a titulação de doze mestres em Biotecnologia. Surgem novas expectativas diante da recente aprovação pela Capes do doutorado na mesma área”, explica a professora Alessandra Ericsson. Segundo ela, os egressos do PPGB Cássia Fernandes Aquino, Juliana Rabelo Bueno e Cecília Ribeiro Dias, que fazem parte do quadro atual de funcionários da MSD Saúde Animal, foram premiados em três das quatro categorias avaliadas no MS&T 2019 Innovation Award.

“O desempenho profissional dos egressos nos deixa a certeza de que este é o caminho certo e evidencia ainda mais o sucesso da primeira parceria entre a indústria e a Universidade. Atualmente, após várias reuniões com os representantes das duas partes, estamos numa fase de novos entendimentos entre o PPGB e a MSD Saúde Animal para estabelecer outro acordo”, completa a professora.

“Este tipo de convênio, além da melhor formação de recursos humanos, pode gerar produtos valiosos como as patentes”, reforça o professor Mauro de Sousa Xavier, que foi o orientador de vários projetos que resultaram em dissertações de mestrado no PPBG durante a parceria com a empresa.

CONGRESSO INTERNACIONAL – Por sua vez, a professora Vanessa de Andrade Royo, presidente da comissão organizadora do I Congresso Internacional de Biotecnologia, informou que a programação do evento está em fase de elaboração, mas adiantou que uma das atividades confirmadas dá destaque à parceria entre a Unimontes e a Merck na realização da palestra “Veterinary vaccine production: current and future perspectives”, com o diretor de operações da MSD, Raúl Díaz Lugo.

SOBRE

O PPGB foi implantado pela Unimontes em 2011, com a oferta do mestrado. No ano passado, a Capes, do Ministério da Educação, recomendou o curso de doutorado na área de Biotecnologia, com nota 4 – onde 5 é excelência. No histórico do Programa, a Unimontes se destaca pelas parcerias público-privadas com empresas como Novo Nordisk, Petrobras, Somai Nordeste, 14 Pix e a própria Vallée), agências de fomento (Capes, Finep, Fapemig, Banco do Nordeste e CNPq), Embrapa e a Universidade Católica Portuguesa.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025