A Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou em abril de 2021, uma série de estudos gerenciais com os gestores de enfermagem da instituição. Os treinamentos serão continuados em agosto com o estudo de processos mais avançados dentro do que foi programado para o segundo módulo.

A finalidade é capacitar a coordenação de Enfermagem para as atividades gerenciais em saúde e estimular o estudo e aprendizagem contínua na área de gestão hospitalar. Diretor de Enfermagem do HUCF, Tadeu Nunes Ferreira explica que a ação foi iniciada em virtude da necessidade de ampliação do conhecimento sobre atividades gerenciais, incentivo à visão sistêmica do serviço hospitalar, padronização de condutas na área da Enfermagem e melhoria contínua do serviço. “Capacitar sempre com o foco final uma melhor prestação e qualidade da assistência aos usuários do SUS”, explica o diretor.

As aulas do primeiro módulo foram desenvolvidas com metodologias ativas e ocorreram semanalmente, sendo realizados ainda os ‘rounds’ da gestão, todas às quartas-feiras, incluindo visita do grupo gestor da enfermagem aos setores hospitalares.

Ao fim do primeiro módulo, que ocorreu em 15 de julho, foram apresentados cases de cada área (casos de sucesso na aplicação das ferramentas gerenciais utilizadas). Na área de Enfermagem médico-cirúrgica, a apresentação ficou por conta da coordenadora Waldívia Batista, com o tema “A atuação do enfermeiro na construção da linha cirúrgica”.

Coordenadora da Enfermagem ambulatorial, Maria Cândida Pimenta apresentou resultados das melhorias nos processos gerenciais de Enfermagem aplicadas na Policlínica Dr. Hermes de Paula. Já na Enfermagem de Urgência e Emergência, a coordenadora Cássia de Brito Oliva apresentou o diagnóstico situacional do Pronto-Socorro e plano de ação. Do mesmo modo, na Maternidade Maria Barbosa, a coordenadora Verônica Isabel Veloso Antunes apresentou a aplicação de um treinamento focado no atendimento neonatal e de humanização.

E, por fim, representando a Enfermagem em Terapia Intensiva, foram apresentados os primeiros resultados do Projeto Prontuário de Excelência, pela coordenadora Jane Tolentino.

Tadeu Nunes destacou que estes resultados refletem o empenho e dedicação dos coordenadores. “Os gestores têm buscado aprimorar cada vez mais os processos gerenciais e trazer melhoria contínua nas ações de Enfermagem do HU a fim de cumprir a finalidade maior do serviço, que é o cuidado seguro e humanizado à clientela assistida”, ponderou.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro