![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/05/odonto.jpg)
Artigo resultante de estudo desenvolvido no âmbito do curso de Odontologia da Unimontes ganhou destaque em e-book de 153 páginas publicado este ano pela editora Atena. A obra, que aborda o tema “Odontologia: da dentística à traumatologia”, foi organizado pela cirurgiã-dentista, mestre em Estomatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Emanuela Carla dos Santos.
Especificamente no capítulo 4, o artigo é assinado, entre professores e pesquisadores da Unimontes e de outras instituições, pelos os odontólogos Leonardo de Paula Miranda e Patrícia Helena Costa Mendes, ambos egressos do Programa de Pós-Graduação (doutorado) Stricto sensu em Ciências da Saúde da Unimontes.
O tema do capítulo 4 do e-book “Terapia endodôntica em dentes imaturos: relato de caso conduzido na atenção primária Saúde” fora tema de estudo de caso clínico que também teve a participação de Leonardo de Paula e Patrícia Helena. O e-book está disponível no link.
O e-book reúne dezenas de textos que apresentam, por exemplo, casos clínicos, resolução de necessidade em saúde bucal na atenção primária, doenças infecciosas e prevenção, entre outros temas. O capítulo 4 “trata de uma abordagem diagnóstica e a realização de tratamentos endodônticos em dentes com rizogênese (processo de formação da raiz do dente) incompleta decorrente de traumatismo dentário”, descrevem os autores.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/05/patricia-e1620141189900.jpg)
“É fato que no serviço público de saúde brasileiro há baixa resolutividade no atendimento de traumatismos dentários, principalmente na atenção primária, seja pela falta de recursos que inviabilizam o atendimento ou devido ao despreparo dos profissionais. Desta maneira, é óbvia a importância do profissional que atua no serviço público, notadamente o da atenção primária, ser continuamente capacitado, adquirindo novos conhecimentos e maior alcance na prática de ações individuais e coletivas”, descrevem os autores.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/05/leonardo-2-e1620141262528.jpeg)
Os pesquisadores finalizam o artigo chamando a atenção para o fato de que “a realização do tratamento apresentado no caso clínico reforça a ideia de uma prática odontológica resolutiva na atenção primária, já que a abordagem diagnóstica e terapêutica de problemas advindos do traumatismo dentário constitui, indubitavelmente, avanço necessário para maior abrangência da assistência à saúde bucal de determinada população. Para este fim é indispensável que os gestores, como planejadores da atenção à saúde, invistam em capacitação profissional, além de adequarem a infraestrutura física dos serviços, de forma a ampliar a cobertura com vistas a um atendimento de melhor qualidade”.
Homenagem ao Professor Manoel Brito Júnior
Ambos os autores carregam consigo o fato de terem concluído a graduação na Universidade Estadual de Montes Claros em 2005. Eles conduziram o caso clínico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação (Especialização) em Saúde da Família na Modalidade Residência Multiprofissional da Unimontes em 2008. As atividades foram desenvolvidas em ambulatórios específicos de endodontia da pós-graduação.
O trabalho também ocupou outras frentes científicas, sendo também apresentado em formato de banner e premiado na categoria “Relato de Caso”, no Congresso Internacional de Odontologia, realizado em Montes Claros, em 2008.
Ao publicar o trabalho, o odontólogo Leonardo de Paula Miranda prestou homenagem ao professor e pesquisador, ex-chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, falecido em janeiro de 2020, Manoel Brito Júnior. “Há professores que nos marcam por toda a vida”, destaca Leonardo de Paula.