Artigo resultante de estudo desenvolvido no âmbito do curso de Odontologia da Unimontes ganhou destaque em e-book de 153 páginas publicado este ano pela editora Atena. A obra, que aborda o tema “Odontologia: da dentística à traumatologia”, foi organizado pela cirurgiã-dentista, mestre em Estomatologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Emanuela Carla dos Santos.

Especificamente no capítulo 4, o artigo é assinado, entre professores e pesquisadores da Unimontes e de outras instituições, pelos os odontólogos Leonardo de Paula Miranda e Patrícia Helena Costa Mendes, ambos egressos do Programa de Pós-Graduação (doutorado) Stricto sensu em Ciências da Saúde da Unimontes.

O tema do capítulo 4 do e-book “Terapia endodôntica em dentes imaturos: relato de caso conduzido na atenção primária Saúde” fora tema de estudo de caso clínico que também teve a participação de Leonardo de Paula e Patrícia Helena. O e-book está disponível no link.

O e-book reúne dezenas de textos que apresentam, por exemplo, casos clínicos, resolução de necessidade em saúde bucal na atenção primária, doenças infecciosas e prevenção, entre outros temas. O capítulo 4 “trata de uma abordagem diagnóstica e a realização de tratamentos endodônticos em dentes com rizogênese (processo de formação da raiz do dente) incompleta decorrente de traumatismo dentário”, descrevem os autores.

(abrir em uma nova aba)

Patrícia Helena Costa Mendes

“É fato que no serviço público de saúde brasileiro há baixa resolutividade no atendimento de traumatismos dentários, principalmente na atenção primária, seja pela falta de recursos que inviabilizam o atendimento ou devido ao despreparo dos profissionais. Desta maneira, é óbvia a importância do profissional que atua no serviço público, notadamente o da atenção primária, ser continuamente capacitado, adquirindo novos conhecimentos e maior alcance na prática de ações individuais e coletivas”, descrevem os autores.

Leonardo de Paula Miranda

Os pesquisadores finalizam o artigo chamando a atenção para o fato de que “a realização do tratamento apresentado no caso clínico reforça a ideia de uma prática odontológica resolutiva na atenção primária, já que a abordagem diagnóstica e terapêutica de problemas advindos do traumatismo dentário constitui, indubitavelmente, avanço necessário para maior abrangência da assistência à saúde bucal de determinada população. Para este fim é indispensável que os gestores, como planejadores da atenção à saúde, invistam em capacitação profissional, além de adequarem a infraestrutura física dos serviços, de forma a ampliar a cobertura com vistas a um atendimento de melhor qualidade”.

Homenagem ao Professor Manoel Brito Júnior

Ambos os autores carregam consigo o fato de terem concluído a graduação na Universidade Estadual de Montes Claros em 2005. Eles conduziram o caso clínico como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação (Especialização) em Saúde da Família na Modalidade Residência Multiprofissional da Unimontes em 2008. As atividades foram desenvolvidas em ambulatórios específicos de endodontia da pós-graduação.

O trabalho também ocupou outras frentes científicas, sendo também apresentado em formato de banner e premiado na categoria “Relato de Caso”, no Congresso Internacional de Odontologia, realizado em Montes Claros, em 2008.

Ao publicar o trabalho, o odontólogo Leonardo de Paula Miranda prestou homenagem ao professor e pesquisador, ex-chefe do Departamento de Odontologia da Unimontes, falecido em janeiro de 2020, Manoel Brito Júnior. “Há professores que nos marcam por toda a vida”, destaca Leonardo de Paula.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau