A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto Federal do Norte Minas Gerais (IFNMG) comemoram os resultados da parceria entre as duas instituições na montagem de um estande compartilhado na 49ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), realizada no período de 30 de junho a 9 de julho. O estande compartilhado recebeu mais de dois mil visitantes, proporcionando a ampla divulgação das atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidas pela Universidade e pelo Instituto.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta o impacto de ações conjuntas em prol do fortalecimento das duas instituições e do desenvolvimento regional. “A parceria entre o IFNMG e a Unimontes fortaleceu o nosso objetivo de potencializar a divulgação das atividades e projetos desenvolvidos por professores, pesquisadores e acadêmicos”, afirma o reitor.
Ele salienta que o estande compartilhado da Unimontes e do IFNMG foi um espaço muito visitado na Exposição Agropecuária e proporcionou a interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade, mostrando os serviços prestados à população pelas duas instituições parceiras.

Equipe do estande compartilhado da Unimontes e IFNMG.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Os visitantes do estande compartilhado participaram de experiências interativas e contato direto com as inovações tecnológicas, como o uso de óculos de realidade aumentada. Também puderam ver como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital.
Foram expostos produtos regionais, como banana, cacau, fertilizantes, a fim de destacar o papel do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento agrícola no Norte de Minas. Professores, estudantes e bolsistas do IFNMG e da Unimontes ficaram à disposição do público para apresentar as ações sobre as duas instituições educacionais públicas.

O pró-reitor de Pesquisa de Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, ressalta a importância da ação conjunta com a Unimontes na Exposição Agropecuária de Montes Claros. “O IFNMG e a Unimontes e o IFNMG já são parceiros. Estaremos, cada vez mais próximos, a fim de pensar, planejar e propor novas ações conjuntas que culminem em pesquisas colaborativas, intercâmbio de conhecimento, acessos a recursos compartilhados, promoção da inovação, entre outras possibilidades”, afirma.
A Unimontes e IFNMG são propulsoras do avanço tecnológico junto às empresas da região. Quem foi ao estande pôde constatar esse crescimento na prática.

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes Gabriel Soares Santos, Gabriel Brito Alkmim, juntamente com aluno do ensino médio Tiago Vieira Fialho, desenvolveram o Projeto “Aerodesign Kainunca”, que foi exibido na Expomontes. “O design e cálculos foram feitos pelos alunos em um projeto com cerca de 100 horas/aulas, com auxílio durante a montagem da aeronave e configurações e os recursos da equipe 14 Bits para conclusão da produção”, informou a acadêmica Giulia Paulucci.

O estudante Guilherme Henrique de Moura Froes, do curso de Sistemas de Informação, do IFNMG-Campus Januária, apresentou o projeto da impressora 3D. “ Apresentamos uma impressora com deposição de material fundido. Na indústria, as impressoras 3D são mais utilizadas na confecção de protótipos, ou seja, modelos, versões iniciais de produtos”, informa Guilherme.

O professor Danilo Nunes, que atua na área de informática no Campus do IFNMG em Januária, explicou que a proposta da impressora foi elaborada em um laboratório da unidade. “A nossa ideia é fazer impressoras de baixo custo devido à realidade da nossa região. O objetivo é conseguir reciclar equipamentos, que iriam para o lixo, para utilizar na construção dessas impressoras”, afirma Danilo Nunes.

Sorteio de iPad da Apple 9ª geração
Os visitantes do estande compartilhado da Unimontes e do IFNMG na Expomontes concorreram ao sorteio de um tablet Apple iPad 9ª geração, doado pela Receita Federal. O ganhador do sorteio foi Emanuell Medeiros Vieira, acadêmico do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros. “Estava na Expomontes apresentando meu projeto de doutorado em um estande e aproveitei para também visitar o estande da Unimontes e do IFNMG. O iPad veio em uma hora ótima, pois meu computador atual já está bem gasto, com 12 anos de uso”, afirma Emanuell.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros