Os amantes e admiradores da música poderão acompanhar a seleção das principais obras da regente, compositora e instrumentista fluminense entre tangos, polcas, valsas, maxixes e outros gêneros. Mas as atrações não param por aí. Simultâneas à música, haverá apresentações de Dança (com o grupo Compassos/Unimontes) e de Teatro, com os atores da oficina de dramaturgia do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, para a interação com o público em narrativas sobre a vida da homenageada.
O concerto “Chiquinha Gonzaga em Noite de Gala” é coordenado pela professora e pianista Talitha Peres, com direção executiva do professor Fábio Carvalho e reúne equipe com cerca de 60 pessoas, entre músicos, dançarinos, atores, instrumentistas e pessoal de produção.
PREPARAÇÃO
A concepção do concerto “Chiquinha Gonzaga em Noite de Gala” teve início há um e meio, com a pesquisa sobre a vida da compositora. A revisão do repertório, criação visual, cenário, figurino e os primeiros acordes começaram a ser ensaiados em dezembro último. Nesta terça-feira (29/05), às 19h30, no auditório do Prédio 1, no campus-sede, acontece o Concerto Didático, com uma apresentação prévia das atrações do espetáculo, além de oficinas de violão, cavaquinho, percussões e ritmos populares.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Chiquinha Gonzaga é vista como um mito para a música brasileira. Além do talento, procurou romper com os costumes de sua época na constante luta em busca da libertação feminina. Foi uma das fixadoras dos gêneros de música urbana e a única mulher fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
FOTOS E LIVRO – Outras duas atrações da noite ficam por conta da exposição “Trem da História”, com fotos históricas comemorativas aos 50 anos da Unimontes; além do lançamento do livro ”Testemunhas da história: 50 anos da Unimontes”, elaborado e editado pelas integrantes da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Mais de 90% das acadêmicas são egressas da Unimontes.
FICHA TÉCNICA
ELENCO MUSICAL: Talitha Peres – piano, Valmyr de Oliveira – violão de sete cordas, Auzier Vinicius – cavaquinho, Thais Bezerra – pandeiro, Tony Soares – flautim, Juliana Peres – canto, Patrícia Peres – canto, Rodrigo Mourão – canto, Grupo de Seresta Idade da Prata; ELENCO TEATRAL: Francine Santos, Kiko Ferreira, Marilda Eliana, Vinícius Oliva e Marina Antunes (diretora teatral); DANÇARINOS: José Roberto Salles, Jôse Dali, Thiago Alves, Jefferson Piu, Ludmila Prates e Johny Campos, além das professoras Elisângela Chaves e Fernanda de Souza na montagem e coordenação; EQUIPE DO PROJETO: professoras Talitha Peres (Idealização e coordenação); Andréa Cardoso (Direção visual), Raíssa Anastasia (assistente de produção) e Patrícia Peres (Subcoordenação), e o professor Fábio Carvalho (direção executiva).