A Unimontes vai desenvolver e compartilhar conhecimentos na área de inovação em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM). O assunto foi discutido durante o Fórum de Inauguração do Espaço Conecta, na sede da UFVJM, em Diamantina, no dia 6 de junho, com o tema “Conectando Saberes e Desenvolvimento Regional”.

A Unimontes foi representada pelo Pró-Reitor adjunto de Pesquisa, professor Rafael Soares Duarte Moura. A iniciativa também contou com a participação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Professores da UFJVM, do IFNMG e da Unimontes, durante encontro em Diamantina-MG (fotos: Divulgação)

O professor Rafael Soares Duarte ressalta que parceria entre a Unimontes, a UFJVM e o IFNMG visa a troca de experiências e a produção da inovação tecnológica, aproveitando  as potencialidades das instituições envolvidas. “O objetivo é que possamos nos completar, numa perspectiva de ajuda mútua interinstitucional, aproveitando todos os conhecimentos produzidos e o know how de cada um. Vislumbramos uma complementação na identificação de problemas a serem  resolvidos com soluções compartilhadas a partir dos saberes desenvolvidos nas universidades”, destaca o pró-reitor adjunto de Pesquisa da Unimontes.

TROCA

Ele ressalta que a iniciativa conjunta vai proporcionar bons resultados para a sociedade. “Acreditamos que essa parceria gere muitos frutos com a criação de marcas e patentes e a socialização das riquezas desenvolvidas no ambiente acadêmico em consonância com o ambiente externo”, enfatiza Duarte. “Esta ação é uma resposta diante do cenário de dificuldades e de restrições orçamentárias que todo ensino público do país enfrenta”, observa.

O pró-reitor adjunto destaca ainda que a parceria entre a Unimontes e a UFVJM no contexto do “Conectando Saberes e Desenvolvimento Regional” deverá ter novos desdobramentos, que envolverá professores, pesquisadores e acadêmicos. “A proposta será amadurecida. Futuramente, a parceria será formalizada e apresentada à comunidade acadêmica”, prevê o professor.

VEJA MAIS FOTOS DO ENCONTRO

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro