As novas teorias da gramática serão debatidas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com palestra do renomado escritor e linguista Luiz Carlos Travaglia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No próximo dia 9, às 19h30, ele abordará o tema “Tripartição ou Integração entre Gramática, Texto e Discurso e o Ensino de Língua Portuguesa”, em evento no campus-sede. A iniciativa é do Mestrado Profissional em Letras (Prof/Letras).

A palestra é voltada para os professores e acadêmicos do mestrado profissional e para alunos do curso de graduação em Letras da Unimontes. O evento, que acontecerá no auditório do prédio 3, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), também é aberto aos profissionais de áreas afins. Há taxa de adesão, com valores que variam entre R$ 20,00 e R$ 50,00, conforme a categoria.

A professora Maria Alice Mota, coordenadora do Mestrado Profissional, lembra que a palestra do linguista e professor Luiz Carlos Travaglia é mais uma atividade que reforça a capacitação dos docentes e acadêmicos na área de linguística e do ensino da Gramática.

“Um dos objetivos é trazer para os professores e alunos as novas teorias desenvolvidas em termos de ensino de linguística e da gramática”, afirma a coordenadora. Travaglia é mestre em Letras/Língua Portuguesa, doutor e pós-doutor em Linguística.

Recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o Mestrado Profissional em Letras da Unimontes está em seu quinto ano de funcionamento. Neste período, foram titulados 41 mestres.

Atualmente, o programa conta com 72 alunos, divididos em três turmas. Na última avaliação quadrienal da Capes, divulgada em setembro último, o Mestrado Profissional em Letras obteve o conceito 4. O ProfLetras é ministrado simultaneamente em 50 universidades nas regiões Centro-Oeste (5), Norte (5), Sul (6), Sudeste (11) e Nordeste (27).

SERVIÇO
Palestra “Tripartição ou integração entre gramática, texto e discurso e o ensino de língua portuguesa”
Palestrante: Luiz Carlos Travaglia
Dia: 9 de março