academiadopsicologo

Defesas de doutorado aconteceram na última semana de maio

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros promoveu durante os dias 25 a 29 de maio duas defesas de mestrado e doutorado. A novidade foi a realização por meio de videoconferência, via Google Meet.

A temática “Cartografia deocolonial catrumana”, defendida pelo doutorando Sérgio Leandro Souza Neves, foi a 8ª defesa de tese apresentada dentro do programa. A bacana examinadora foi composta pelos professores doutores Marcos Esdras Leite (orientador), João Batista de Almeida Costa (Coorientador), Alfredo Wagner Berno de Almeida da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Leonardo Luiz Siliveira da Silva, do Instituto Federal do Norte de Mians (IFNMG), Rômulo Soares Barbosa (Unimontes) e Cássio Alexandre da Silva (Unimontes).

O doutorando Máximo Alessandro Mendes Ottoni apresentou a 9ª tese do PPGDS, com o tema Envelhecimento Populacional e morbidade de idosos no Brasil: uma avaliação do impacto de indicadores socioeconômicos à luz das peculiaridades regionais”.

Avaliaram o trabalho os professores doutores Antônio Dimas Cardoso (orientador), Maria Ivanilde Pereira Santos (coorientadora), Carla Silvana de Oliveira (Faculdades Santo Agostinho), Felisa Cançado Anaya (Unimontes), Marcos Esdras Leite (Unimontes) e Rosa Maria da Exaltação Coutrim (Universidade Federal de Ouro Preto).

HISTÓRICO DO PPGDS

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes) é focado em planejamento e políticas públicas específicas voltadas para o desenvolvimento territorial. Criado EM 2004, o programa desempenha papel extremamente relevante, com impactos positivos na formação de recursos humanos qualificados na região norte-mineira.

O objetivo é oferecer uma formação acadêmica pluralista que contemple as diversas abordagens teóricas e experiências empíricas de Desenvolvimento Social e na reflexão da evolução das ideias sociais. A pós-graduação em Desenvolvimento Social compreende uma única área de concentração “Desenvolvimento Social”, organizada em duas linhas de pesquisa, a saber, “Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades” e “Relações Socioeconômicas e Estado“.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia