Programação
Abertura:
Encerramento:
local
Av. Dr. Ruy Braga, s/n,Campus Universitário Darcy Ribeiro, Vila Mauriceia, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
(38) 3229-8268
enmss@unimontes.br
@sesounimontes

O IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social (ENMSS) visa estimular a formação continuada das/os assistentes sociais e, por isso, tem como principal objetivo alimentar de forma permanente o conhecimento e fortalecer a profissão no Norte de Minas Gerais. Para tanto, propõe debater temas pertinentes ao Serviço Social e à totalidade da vida social contemporânea através de minicursos, conferências, mesas temáticas coordenadas e apresentação oral de trabalhos, favorecendo a troca de experiências entre instituições, profissionais e pesquisadoras/es em âmbito regional e nacional.

A quarta edição do ENMSS acontecerá entre os dias 25 a 27 de abril de 2024 e tem como tema central “O trabalho da/o assistentes social nas políticas sociais: um debate necessário”.

O ENMSS é hoje uma importante proposta de evento para todo o estado de Minas Gerais, extrapolando, portanto, a região do Norte de Minas e, por isso, mobiliza assistentes sociais de todo o estado e outras regiões do país. O tema abordado pelo evento visa contribuir para a discussão da relação ontológica do Serviço Social com as políticas sociais, considerando os desafios postos pela conjuntura socioeconômica brasileira.

Assim, ao realizar o IV ENMSS o curso de Serviço Social da Unimontes busca fortalecer a defesa dos direitos sociais e das condições de trabalho que amplie o acesso da população às políticas sociais. Em outros termos, frente à ofensiva do capital sobre as condições de vida dos trabalhadores, é preciso reafirmar o compromisso ético-político da categoria com a defesa intransigente da democracia, da cidadania e da qualidade dos serviços prestados.

QUINTA-FEIRA (25/04/2024)SEXTA-FEIRA (26/04/2024)SÁBADO (27/04/2024)
MANH×———

8h – 11h – Minicursos simultâneos

3 – A questão étnico-racial e o trabalho da/o assistente social nas políticas sociais;

Profª. Ma. Aline Nascimento (UFRJ)

4 – O trabalho de Assistentes Sociais nas políticas para a população LGBTQIAPN+ no Brasil.

Prof. Dr. Leonardo Nogueira (UFOP)

9h – 12h – Apresentação de trabalhos – comunicação oral

Eixos:

  1. Serviço Social, trabalho e formação profissional
  2. Estado e Políticas Sociais
  3. Lutas de Classes e Movimentos Sociais;
  4. Direitos Humanos, Ética e Serviço Social
  5. Gênero, Raça, Etnia e Geração
  6. Questão Urbana e Questão Rural.
TARDE13h – Credenciamento

14h – 17h  – Minicursos simultâneos

1 – O trabalho da/o assistente social na política de educação;

Profª. Eliana Bolorino (UNESP)

2 – O trabalho da/o assistente social na política de assistência social;

Julia Restori  (Assistente Social da Prefeitura de Coronel Fabriciano e ex-presidente do CRESS-MG)

14h – 17h

Mesas Temáticas Coordenadas

13:30 – Lançamento de livros

14h – 17h – Conferência de encerramento 

“O trabalho do Serviço Social nas políticas sociais: fundamentos, tensões e possibilidades”

Palestrantes:

  • Profª. Dra. Hamida Assunção Pinheiro (UFAM)
  • Profª. Dra. Cláudia Mônica dos Santos (UFJF)
NOITE19h – Mesa de abertura do IV Enmss: Representações do CRESS-MG, ABEPSS, ENESSO, UNIMONTES

19h30 às 21h30 – Conferência com debate:

“A nova morfologia do trabalho e seus impactos na atuação da/o assistente social”

Palestrantes:

  • Profª. Dra. Yolanda Guerra (UFRJ)
  • Profª. Dra. Raquel Raichelis (PUC-SP)
19h às 21h30 – Conferência com debate

“Serviço Social e a defesa da seguridade social brasileira que queremos”

Palestrantes:

  • Profª. Dra. Ana Maria de Vasconcelos (UERJ)
  • Profª. Dr. Ademir Alves da Silva (PUC-SP)
18h – Confraternização

Ana Maria de Vasconcelos

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Assistente Social da FUNABEM (1971/1972; INAMPS (1972/1995); Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1979. Pesquisadora com financiamento FAPERJ/CNPq/UERJ – Bolsista PQ/CNPq. Procientista da UERJ. Coordenadora do NEEPSS (Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Serviço Social) com dois projetos de Pesquisa/Extensão em desenvolvimento e dois grupos de Estudos em andamento.

Cláudia Mônica dos Santos

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Possui dois Pós doutorados: Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra/ Portugal,em2015 e na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora aposentada da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua como professora Convidada do PPG em Serviço Social, da Faculdade de Serviço Social. Área de concentração: Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho profissional.

Júlia Restori

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela UFJF. Especialista em Serviço Social e Políticas Sociais. Especialista em Gestão Pública. Gestora Município de Coronel Fabriciano no período de 2005 a 2016. Presidente do COGEMAS/MG 2008/2010, 2011/2013, 2015/2017. Presidente do CRESS no período de 2017 a 2023. Servidora Pública do Município de Ipatinga. Trabalhadora do SUAS.

Yolanda Guerra

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora do PPGSS/UFRJ e Profa. Visitante do PPGSSDS/UFF. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade/NEFSSC e do Projeto de Pesquisa em Rde: Desafio do acesso e das intervenções profissionais nas políticas sociais diante das Tecnologias de Informação e Comunicação- CNPq. Bolsista Produtividade CNPq.

Aline Nascimento

Assistente social, doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Docência do Ensino Superior.  Docente no Maestría “Estado, Gobierno y Políticas Públicas” na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO/BRASIL) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimento Social (GETEQ/UFS).  Possui experiência de trabalho profissional na Política de Educação e no Serviço de Proteção Social Especial, com juventude, comunidades remanescentes de quilombos e movimentos sociais.

Ademir Alves da Silva

Assistente Social, Doutor em Serviço Social e Política Social pela PUC-SP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, onde é coordenador do NEPPOS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais. Chefe do Departamento de Serviço Social da PUC-SP.

Eliana Bolorino Canteiro Martins

Assistente Social. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – UNESP/Campus de Franca/SP; Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PUC/SP; Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Livre Docente UNESP/Franca/SP; Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista –UNESP Campus de Franca/SP; Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação -GEPESSE.

Hamida Assunção Pinheiro

Assistente Social. Professora da Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da UFAM. Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. É Pós-doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Serviço Social, Trabalho e Direitos na Amazônia (ESTRADAS). É membro da Rede de Pesquisa sobre Trabalho do Assistente Social (RETAS). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenadora da Área de Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2022-2026).

Leonardo Nogueira

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente é professor do Departamento Serviço Social da UFOP. Busca desenvolver estudos no âmbito da formação social brasileira, cultura e sociedade. Possui experiências nas seguintes áreas: relações patriarcais de gênero, raça/etnia, sexualidade e classe, Serviço Social e movimentos sociais.

Raquel Raichelis

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Foi Vice-Reitora Acadêmica (2000-2004). Atual coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (2020-2021:2021-2023). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Profissão, cadastrado no diretório do CNPQ. É bolsista produtividade em pesquisa 1D do CNPQ. Linhas de pesquisa: fundamentos do Serviço Social, trabalho, política social, gestão pública, política de assistência social, SUAS, democratização, controle social.

As inscrições serão realizadas de acordo com os seguintes prazos:

Inscrições – no período de 02 de janeiro a 22 de abril de 2024, ou até o limite das vagas disponibilizadas (300 vagas)

Lote de lançamento: de 02 de janeiro até 14 de janeiro de 2024

CategoriaValores*
ProfissionaisR$ 40,00
Estudantes de Pós-GraduaçãoR$ 30,00
Estudantes de GraduaçãoR$ 15,00
 * Podem ocorrer pequenos acréscimos por conta do serviço de inscrição (Sympla)

Segundo lote: 15 de janeiro até 12 de abril de 2024

CategoriaValores*
ProfissionaisR$ 60,00
Estudantes de Pós-GraduaçãoR$ 40,00
Estudantes de GraduaçãoR$ 20,00

Terceiro lote: a partir de 13 a 22 de abril de 2024

CategoriaValores*
ProfissionaisR$ 80,00
Estudantes de Pós-GraduaçãoR$ 60,00
Estudantes de GraduaçãoR$ 30,00
 * Podem ocorrer pequenos acréscimos por conta do serviço de inscrição (Sympla)

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação sob a forma de COMUNICAÇÃO ORAL deverão ser enviados no período de 08 de janeiro a 01 de março de 2024, exclusivamente através do Google Formulários IV ENMSS – SUBMISSÃO DE TRABALHOS, por meio do preenchimento dos dados e envio do trabalho através do link: https://forms.gle/X87XApH6R7k7aVcs8.

É importante observar que ao fazer a submissão do trabalho, o/a autor(a) deverá enviar dois arquivos. Um sem identificação de autoria e um segundo arquivo com identificação do(s) autor(es).

Cada pesquisador ou pesquisadora poderá submeter até dois trabalhos, conforme o exposto abaixo e deverá indicar a modalidade e o/a apresentador/a de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. A inscrição de mais de dois trabalhos implicará na eliminação automática dos excedentes, por ordem de submissão.

Os dois (02) trabalhos podem ser inscritos nas seguintes modalidades:

  • Duas comunicações orais; ou
  • Uma comunicação oral e uma mesa temática coordenada.

Cada trabalho na modalidade de Comunicação Oral poderá conter até 05 (cinco) autoras/es.

Para que a Comunicação Oral seja apresentada e o texto publicado nos anais do evento pelo menos um dos/as autores/autoras deve estar com a inscrição efetuada e paga até o dia 12 de abril de 2024.

Os trabalhos devem estar vinculados a um dos eixos temáticos abaixo:

  1. Serviço Social, trabalho e formação profissional;
  2. Estado e Políticas Sociais;
  3. Lutas de Classes e Movimentos Sociais;
  4. Direitos Humanos, Ética e Serviço Social;
  5. Gênero, Raça, Etnia e Geração;
  6. Questão Urbana e Questão Rural.

O material das apresentações orais (slides) deverá ser levado para sala no dia das mesmas e entregue ao monitor/a para providências de exibição. O autor/a deverá chegar ao local com antecedência de 15 minutos do início da sessão para evitar transtornos/atrasos.

Todas as apresentações ocorrerão nas dependências da UNIMONTES, Campus Montes Claros.

Cronograma

EVENTODATA
DIVULGAÇÃO DO EVENTOJaneiro de 2023
PERÍODO DE INSCRIÇÕES02 de janeiro de 2023 a 22 de abril de 2024
DIVULGAÇÃO DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS08 de janeiro de 2024
PERÍODO DE SUBMISSÃO DE TRABALHO (RESUMO DA COMUNICAÇÃO ORAL E EMENTA DA MESA TEMÁTICA COORDENADA) 08 de janeiro a 01 de março de 2024
PERÍODO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS11 de março a 29 de março de 2024
DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS02 de abril de 2024
INSCRIÇÃO DE AUTOR COM TRABALHO APROVADO 12 de abril de 2024
ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS22 de abril de 2024
REALIZAÇÃO DO ENCONTRO25 a 27 de abril de 2024

Comunicação Oral

A submissão dos trabalhos deverá ser realizada por meio de envio de Resumo expandido, enviado exclusivamente através do Google Formulários pelo link https://forms.gle/X87XApH6R7k7aVcs8. No ato da inscrição cada trabalho deve ser classificado de acordo com os eixos temáticos do evento.

Como garantia de anonimato no processo de avaliação, não deverá aparecer no corpo do resumo sem identificação, nenhuma IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA, sob pena de o trabalho não ser avaliado. Destacamos novamente que que ao fazer a submissão do trabalho, o/a autor(a) deverá enviar dois arquivos. Um sem identificação de autoria e um segundo arquivo com identificação do(s) autor(es).

Os resumos expandidos deverão ter, no máximo, 3 (três) páginas. O resumo expandido deve estar formatado, como um arquivo do Microsoft® Word. As margens superior e esquerda deve ser de 3 cm, enquanto que  as margens inferior e direita deverão ser de 2cm. A fonte do texto é o Times New Roman (tamanho 10, espaçamento simples, justificado). O trabalho deve conter uma Introdução (concisa, contendo a apresentação do tema com seus objetivos, justificativa da atividade e revisão de literatura); Desenvolvimento, Resultados e discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

Normas Para Formatação Dos Trabalhos Completos

Após aprovação da proposta de Comunicação Oral (Resumo expandido), o(os) autor(es) deverão enviar o texto completo até a data de 22 de abril. O envio no prazo é condição exigida para divulgação nos anais do evento.

Os trabalhos completos devem obedecer ao seguinte formato:

No mínimo 10 páginas e máximo 12 páginas com bibliografia, devem ser digitados com utilização de editores Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 10 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm. O texto deve incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, um resumo e um abstract ou Resumen, cada um com até 800 (oitocentos) caracteres com espaço, em Português e em Inglês ou espanhol, respectivamente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, texto justificado, com espaçamento simples entre as linhas; palavras-chave separadas por “;” (ponto e vírgula). Aplicar negrito nas palavras “resumo”, “abstract” ou “resumen”, “palavras-chave” e “keywords” ou “palabras claves”. O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e das CONSIDERAÇÕES FINAIS, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas), exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;

As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;

Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;

Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;

As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

Mesas Temáticas Coordenadas

Cada trabalho na modalidade Mesa Temática Coordenada poderá ter de três (03) à cinco (05) autore(a)s, que deverão sistematizar, após aprovação das ementas, artigos de autoria individual (01 por cada integrante), a ser elaborado de acordo com as normas especificadas para os trabalhos completos da comunicação oral.

As propostas de ementas a serem submetidas para apresentação em Mesas Temáticas Coordenadas deverão ser inscritas no período de 08 de janeiro a 01 de março de 2024, exclusivamente através do Google Formulários IV ENMSS – SUBMISSÃO DE TRABALHOS, por meio do link: https://forms.gle/X87XApH6R7k7aVcs8.

É importante observar que ao fazer a submissão, o/a autor(a) deverá enviar dois arquivos. Um sem identificação de autoria e um segundo arquivo com identificação do(s) autor(es). Os temas das mesas temáticas coordenadas deverão vincular-se ou ao tema geral do evento ou a um dos eixos temáticos.

Os trabalhos completos relativos às mesas coordenadas efetivamente aprovadas pela Comissão Científica deverão ser enviados, em um único arquivo, em formato PDF, até a data de 22 de abril, com vistas a sua publicação nos anais do IV ENMSS.

Para que a Mesa Temática seja apresentada e o texto publicado nos anais do evento (on line) todos os/as autores/autoras devem estar com a inscrição efetuada até o dia 12/04/2024.

4.2.1 Formatação Das Propostas De Ementas

O envio da proposta da mesa deverá constar: título, a indicação do coordenador e demais participantes com os respectivos vínculos institucionais e endereços eletrônicos; a ementa contendo no mínimo 800 até 1.200 caracteres (com espaço). Deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço um e meio entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt, sem parágrafos.

AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS TRABALHOS

Avaliação dos Trabalhos

Avaliação dos Trabalhos

Os trabalhos submetidos ao IV ENMSS serão selecionados pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc. Os/as pareceristas devem possuir conhecimento e produção científica consolidada na área do assunto do trabalho a ser avaliado.

A avaliação deverá levar em conta os seguintes critérios e pontuações:

  1. Pertinência do trabalho em relação ao Eixo proposto – 1 ponto;
  2. Qualidade linguística: uso adequado do idioma, clareza e correção na comunicação e encadeamento lógico dos argumentos – 3 pontos;
  3. Conteúdo: Problematização do tema e consistência analítica, fundamentação teórico-metodológica, contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social e afins, além de bibliografia pertinente ao tema abordado – 4 pontos;
  4. d. Forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos – 2 pontos.

Certificados dos trabalhos apresentados:

Será emitido um certificado de publicação contendo o nome de todos os autores e outro de apresentação do trabalho com o nome do(s) autores presentes. Os/as autores/ as deverão assinar a presença no ato da apresentação.

Tempo para apresentação de trabalhos:

  • Comunicação oral: 15 min de apresentação
  • Mesa Temática: 2h de apresentação

Publicações

Os trabalhos selecionados e inscritos serão publicados em Anais e disponibilizados no site do evento. Alguns trabalhos apresentados em Comunicações Orais e Mesas Temáticas Coordenadas também poderão vir a ser publicados na Revista Serviço Social em Perspectiva, com aquiescência dos autores e das autoras, desde que sejam recomendados pelos pareceristas, transformados em artigos e aprovados pelo Comitê Editorial da Revista.

Para garantir a inclusão dos trabalhos selecionados na programação do evento e na página do IV ENMSS, o/a autor/a (ou, pelo menos um dos autores, em caso de trabalho de comunicação oral com mais de um/a autor/a) deverá inscrever-se e efetuar pagamento no IV ENMSS até 12/04/2024. Até essa mesma data, todos os integrantes da Mesa Temática Coordenada devem estar devidamente inscritos e com pagamento efetuado no supracitado evento.

Para que a Comunicação Oral seja apresentada e o texto publicado nos anais do evento pelo menos um dos/as autores/autoras deve estar com a inscrição efetuada e paga até o dia 12 de abril de 2024. 

Para que a Mesa Temática seja apresentada e o texto publicado nos anais do evento todos os/as autores/autoras devem estar com a inscrição efetuada até o dia 12/04/2024.

A versão completa dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica deverá ser enviada para o e-mail enmss@unimontes.br, em um único arquivo, em formato Word (conforme modelo abaixo) até a data de 22 de abril de 2024, com vistas a sua publicação nos anais do IV ENMSS.

Link para o modelo de arquivo

Lembramos que as regras dos trabalhos completos da mesa coordenada são as mesmas das Comunicações Orais, conforme segue abaixo:

Normas Para Formatação Dos Trabalhos Completos

 

Após aprovação da proposta de Comunicação Oral (Resumo expandido), o(os) autor(es) deverão enviar o texto completo até a data de 22 de abril. O envio no prazo é condição exigida para divulgação nos anais do evento.

Os trabalhos completos devem obedecer ao seguinte formato:

No mínimo 10 páginas e máximo 12 páginas com bibliografia, devem ser digitados com utilização de editores Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 10 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm. O texto deve incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, um resumo e um abstract ou Resumen, cada um com até 800 (oitocentos) caracteres com espaço, em Português e em Inglês ou espanhol, respectivamente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, texto justificado, com espaçamento simples entre as linhas; palavras-chave separadas por “;” (ponto e vírgula). Aplicar negrito nas palavras “resumo”, “abstract” ou “resumen”, “palavras-chave” e “keywords” ou “palabras claves”. O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e das CONSIDERAÇÕES FINAIS, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas), exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;

As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;

Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;

Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;

As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIMONTES

Endereço: Av. Dr. Ruy Braga, s/n,Campus Universitário Darcy Ribeiro, Vila Mauriceia, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

E-mail: servico.social@unimontes.br

Telefone: (38) 3229-8268

E-mail do Enmss: enmss@unimontes.br

Instagram: sesounimontes

No dia 27/04/2024, entre 13:30 horas e 14:00 horas, antecedendo a conferência de encerramento, as/os autoras/es de livros publicados (em e-books ou impressos) a partir de março de 2022 terão espaço para divulgação e lançamento do seu trabalho.  Para tanto é necessário preencher o formulário através do link: https://forms.gle/X87XApH6R7k7aVcs8

A comissão organizadora do IV Enmss está levantando a demanda por hospedagem solidária na perspectiva de melhor acolher as/os participantes em Montes Claros-MG. Nesse sentido, aquelas/es que tiverem interesse na hospedagem solidária deverão preencher o formulário através do link https://forms.gle/SCezb768a6Daxa1o8. O prazo limite para preenchimento do formulário é de até o dia 07 de abril de 2024. Através dessa lista será realizado o levantamento de vagas disponíveis para acolher as/os participantes.

Realização

Curso de Serviço Social

Apoiadores

Conselho Regional de Serviço Social

FAPEMIG

LINK DE INSCRIÇÃO