A criação de espaços coletivos para diálogos entre gestores municipais, profissionais da rede socioassistencial e autoridades competentes, com vistas a aprimorar as políticas e ações protetivas e assegurar os direitos de crianças e adolescentes nos territórios. Esta é a proposta debatida nos encontros regionais, pelo sistema virtual, que envolve os gestores dos municípios do Norte de Minas. Marcado para dois momentos, o primeiro encontro teve início no dia 13 de maio.  Os próximos acontecem dia 24 de maio, 7 e 21 de junho. O tema central dos eventos é “Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente: qual o papel dos gestores municipais?”.

A iniciativa resulta das parcerias firmadas pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social (NEPISS) do curso de Serviço Social da Unimontes. Envolve ainda o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares (FMCT) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), decorrentes do processo continuado de formação conselheiros/as tutelares, desenvolvido para os municípios da região mineira.

Conforme explica a professora Geusiani Pereira Silva Nascimento, do curso de Serviço Social e do NEPISS/Unimontes, os encontros regionais pelo sistema online abrangem 97 municípios. A discussão é aberta à participação de prefeitos, procuradores jurídicos, presidentes de câmaras municipais, vereadores, gestores das políticas municipais de saúde, assistência social e educação. O objetivo é a criação de espaços coletivos para diálogos entre gestores municipais, profissionais da rede socioassistencial e autoridades competentes, com vistas a qualificar as políticas e ações protetivas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos territórios. 

A professora lembra que os temas são pautados pela necessidade de efetivação de infraestrutura adequada e pela formação permanente dos conselheiros tutelares. Durante os encontros também é debatida a importância da articulação intersetorial na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. As inscrições para a participação nos encontros regionais podem ser feitas no site da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – www.amams.org.br ou pelo link

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: assistenciasocial@amams.org.br e nepiss@unimontes.br

Relacionadas

Unimontes participa da posse da nova diretoria do Quifarmo e fortalece parceria com o Polo Farmacêutico de Montes Claros
Unimontes lança edital para ingresso no Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais
Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes começa dia 25
Acadêmicos de Direito da Unimontes participaram, em agosto, no Fórum, do 2º Júri Simulado Integrado
Unimontes participa da Pesquisa Nacional de Universidades Empreendedoras
Unimontes abre inscrições para estrangeiros interessados no Doutorado em Geografia