A atuação do profissional do biólogo é tema de discussão em Montes Claros nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de setembro, no encontro organizado pela Liga Acadêmica Norte-mineira de Biologia (LANBio). O “I Gesto Concreto da LANBio” acontecerá no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com palestras e minicursos. Haverá, ainda, atividades na área do Parque Estadual da Lapa Grande.

A Liga Acadêmica Norte-mineira de Biologia resulta de projeto criado pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e dos cursos de Biologia da Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi), do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e do Instituto Superior de Educação Verde Norte (Favenorte). Conta com a parceria da Associação Mineira de Biólogos (Ambio) e professores das referidas instituições superiores.

Confira

O objetivo da LANBio é promover a integração entre os biólogos, contribuindo para o fortalecimento e a unificação entre os profissionais e acadêmicos da região do Norte de Minas, por intermédio da pesquisa, ensino e da extensão. Os programas de mestrado da Unimontes em Biotecnologia e Ciências Biológicas são parceiros da iniciativa.

Outra meta é “despertar nos profissionais e acadêmicos o desenvolvimento de tarefas no âmbito comunitário, de forma que sejam orientadores nos casos de situações que necessitem da intervenção de um biólogo para controle ou solução de problemas”.

PROGRAMAÇÃO

Na abertura do Encontro da Liga, nesta quinta-feira, às 8 horas, serão abordadas as “Áreas de Atuação do Profissional Biólogo”. A palestra será proferida pela bióloga Aneliza Miranda Melo, supervisora da LANBio. Às 9 horas, haverá a palestra “Recursos Hídricos pelo Olhar do Biólogo”, que será apresentada pela professora Mônica Durães Braga, mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

À tarde, serão ministradas as palestras: “A Escolha de Tornar-se Biólogo: na Concepção de uma Ecóloga” (14 horas), pela professora Islaine Franciely Pinheiro de Azevedo, pós-doutora do Laboratório de Ecologia Vegetal da Unimontes; “Desafios e Responsabilidades do Profissional Biólogo, pelo professor Lucas Oliveira Barros, doutorando em Ciências da Saúde/Unimontes: “Ecologia Química de Percevejos da Família Phloedade e Identificação de Oxidorredutases de Microorganismos Isolados do Petróleo”, por Francine Souza Alves Fonseca, doutora em Química pela Universidade de Campinas (Unincamp).

Às 17h30, discussão sobre as “Perspectivas da Pós-Graduação”, com a participação dos professores Vanessa de Andrade Royo e Lemuel Olívio Leite, da Unimontes. Às 19 horas, será aberta a exposição de fotos do Projeto “Vidas Áridas”, seguida de palestra dos idealizadores da iniciativa.

Na sexta-feira, acontecem os minicursos, com atividades também no Parque Estadual da Lapa Grande. Uma das atividades específicas prevê uma análise das trilhas ecológicas do parque estadual, de 8 às 12 horas.

I Gesto Concreto da LANBio
Liga Acadêmica Norte-mineira de Biologia