“A imprensa é um dos poderes mais importantes na construção de um estado de direito e de suma importância na consolidação do progresso de nossa cidade e região”. A observação foi feita pelo reitor João dos Reis Canela durante o encontro com os representantes da imprensa de Montes Claros, nesta terça-feira (28), em café da manhã, na sede do Restaurante Universitário, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros. Na oportunidade, foram destacados os avanços alcançados no ensino, pesquisa, prestação de serviços e extensão pela instituição, que comemora 50 anos de criação em 2012.

O professor João Canela destacou como “especial” o momento vivido pela comunidade acadêmica da Unimontes, ao completar cinco décadas de implantação do ensino superior no Norte de Minas com mais de 45 mil profissionais graduados e que atuam diretamente na transformação social, econômica e política de uma grande parte do Estado. “A imprensa nos ajudou a registrar todas essas páginas históricas”, reforçou.

Ele ressaltou, ainda, o fato de a instituição vivenciar, nesta semana, a realização de um antigo sonho coletivo: a construção e o funcionamento do Restaurante Universitário. “Fomos felizes ao escolher este local para o encontro com a imprensa”, disse.

AÇÕES CONCRETAS

“Temos o orgulho em comemorar ações concretas, como é o Restaurante Universitário”, enfatizou o reitor, referindo à solenidade de inauguração do RU, programada para esta quarta-feira (29), às 19 horas, com a presença do governador de Minas, Antonio Anastasia. Os investimentos na obra e em equipamentos, de cerca de R$ 1,8 milhão, foram viabilizados pelo Governo do Estado. “Em todos os sentidos, reconhecemos os esforços do governador Antonio Anastasia, da secretaria de Planejamento Renata Vilhena e de toda equipe para o pleno funcionamento do Restaurante Universitário”.

Ainda em seu pronunciamento, o professor João Canela fez um agradecimento ao ex-reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, cujo projeto do RU foi iniciado em sua segunda gestão (2010). “Agradecemos publicamente a determinação, empenho e transparência do professor Paulo César ao perceber o momento exato para concretizarmos mais uma necessidade da comunidade acadêmica”.

DIVERSIDADE

Encontro com a imprensaTambém participaram do encontro os pró-reitores da Unimontes, que fizeram explanações sobre as suas áreas na estrutura da Universidade. “Devemos ressaltar que a formação profissional da Unimontes é focada na responsabilidade social”, disse a pró-reitora de Ensino, Anete Marília Pereira. A pró-reitora de Extensão, Marina Ribeiro Queiroz, considerou o trabalho extensionista idêntico ao papel da imprensa “ao levar o conhecimento direto às comunidades” e destacou os mais de 60 projetos que são realizados voluntariamente na área de abrangência da Universidade.

Por sua vez, o pró-reitor de Pesquisa, Vicente Ribeiro Rocha Júnior, reiterou a participação dos alunos nas ações de investigação científica da Unimontes. Atualmente, a Universidade está com mais de 280 projetos de pesquisa em andamento. O professor Juventino Ruas de Abreu Júnior, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, destacou o projeto de construção do RU e a possibilidade de sua ampliação, com capacidade de oferta de até 5 mil refeições/dia. Já o pró-reitor de Pós-Graduação, Osmar Pereira Oliva, destacou os avanços da Unimontes com a oferta de 9 mestrados e um doutorado próprios, além de 32 cursos Lato sensu.

O diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Geraldo Antonio dos Reis, enalteceu as ações da Unimontes para a formação técnica e em nível médio, em especial nas áreas de saúde, gestão pública e comércio. “Em seus 20 anos, a Escola Técnica de Saúde da Unimontes já formou 10 mil profissionais em nível técnico”, salientou.