Índice de estabilidade do corpo docente alcança os 73%
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou na manhã desta quinta-feira (16/2), a solenidade que marcou a posse de 50 professores aprovados no Concurso Público de Professores de Educação Superior da instituição. Os atos de nomeação (quinta chamada), assinados pelo governador Fernando Pimentel, foram publicados em 18 de janeiro passado. Com os atos, a Unimontes alcançou o total de 501 nomeações (91,75% do total de vagas que tiveram candidatos aprovados no certame).
Realizada no auditório do prédio 6 do campus-sede, a cerimônia de posse foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, juntamente com o vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com as presenças de outros integrantes da gestão superior, dos professores aprovados no concurso e familiares, além de convidados. Também participaram o presidente da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), professor Gilmar Ribeiro dos Santos, e o procurador Regional da Advocacia Geral do Estado (AGE), João Paulo Pinheiro Costa.
O reitor João Canela lembrou que o concurso público para professor foi altamente competitivo, registrando 4.526 candidatos para a disputa das 637 vagas oferecidas em 27 departamentos. Ele enfatizou que, com mais de 90% dos aprovados nomeados, o concurso provocou uma mudança histórica no perfil do corpo docente da instituição. “Após as nomeações, a Universidade Estadual de Montes Claros alcançou o percentual de estabilidade de 73% dos seus professores. Até três anos atrás, quase 80% dos nossos professores eram designados”, afirmou.
Destacou também o esforço e a eficiência da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) na condução dos trabalhos do Concurso Público para Professor. O reitor ressaltou ainda a atuação dos docentes ex-efetivados (pela extinta Lei 100) na Unimontes. Enalteceu a contribuição dos professores para o crescimento da universidade e para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da área de abrangência da instituição, que irá completar 55 anos de criação em maio de 2017.
O vice-reitor Antonio Alvimar Souza observou que a posse dos professores aprovados no Concurso Público representa um momento de grande importância para a Unimontes. “Com a estabilidade, os professores ganham mais segurança para desenvolver as atividades docentes, bem como as ações da pesquisa e extensão, de forma mais comprometida com a universidade”.
Ele salientou que os docentes vivem um “fluxo permanente” de busca do conhecimento, pois precisam se atualizar para lecionar para as novas turmas de alunos que ingressam na universidade a cada seis meses. “Desta forma, o professor exerce a humildade, trabalhando em um projeto novo a cada semestre, para atender aos educandos”, observou.
EXPECTATIVAS
Os professores empossados destacam que assumiram os seus cargos com muitas expectativas para o regime de estabilidade na instituição. “Espero ampliar conhecimentos e contribuir com o crescimento da universidade. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou a médica Cristiane Turano Mota Malveira, empossada como professora da disciplina Radiologia e Diagnóstico, do Departamento de Clínica Médica.
Também egressa da Unimontes, a professora Jaqueline D”Paula Ribeiro Vieira Torres tomou posse como professora da disciplina Enfermagem em Saúde da Família, do Departamento de Enfermagem. “A minha expectativa é de contribuir com a melhoria do ensino e também com a pesquisa e a extensão”, declarou Jaqueline, que compareceu na solenidade de posse em companhia de seus familiares.
“Além de ensinar, espero trocar experiências com as novas gerações de alunos e de profissionais”, disse Noely Soares Veloso Moura, professora ex-efetivada e que foi aprovada para a disciplina Medicina de Família e Comunidades, do Departamento de Saúde Coletiva. Opinião semelhante foi manifestada pela professora Luciana Conceição Farias, empossada como docente do Departamento de Odontologia. Graduada pela Unimontes, ela investiu em capacitação: concluiu os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Ciências da Saúde.
CONTINUIDADE E EFICIENCIA“Estou com muita expectativa para iniciar o meu trabalho como professor efetivo. Fui designado durante um ano e, finalmente, terei a oportunidade de desenvolver pesquisas na área do Direito Público – disciplina que irei ministrar”. Foi este o depoimento do professor Daniel Artur Quaresma Costa, também empossado como professor efetivo da Unimontes. “Pretendo também juntamente com a equipe de professores ampliar o conhecimento e contribuir com a Instituição”, acrescentou.
O professor Herbert Alcântara Ferreira foi aprovado e empossado como docente do Departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes, no qual, antes, trabalhou como designado. “Com a estabilidade teremos um trabalho continuado, com melhores de condições de garantir a eficiência e outros princípios do serviço público”, comenta.
Um dos empossados para o corpo docente da Unimontes após a aprovação no Concurso Público foi Wilson Medeiros Pereira, que também é juiz da Primeira Vara da Justiça Federal de Montes Claros. Ele é egresso da Universidade Estadual de Montes Claros, onde concluiu dois cursos de graduação (Direito e Ciências Contábeis). Wilson Medeiros destacou que tem boas expectativas para o seu trabalho enquanto docente efetivo da instituição superior. “Não pretendo limitar as ações em apenas na sala de aula. Minha proposta é investir na pesquisa e na maior integração entre o curso de Direito e o Judiciário”, assegurou.