“Recursos são históricos para as Ciências Humanas”, destaca reitor; curso atenderá 25 professores, com atividades no campus-sede e em Brasília

O trabalho institucional de articulação, com o objetivo de melhorar e valorizar a qualificação acadêmica dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros, alcançou mais um importante resultado nesta semana.

Na tarde desta quinta-feira (17/2), foi confirmada a liberação dos recursos para o financiamento de 25 bolsas destinadas a professores da Unimontes para o Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A área de concentração é “Educação”.

Os investimentos para custeio do programa são da ordem de R$450 mil, garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Freitas, da bancada do Norte de Minas em Brasília-DF.

Os recursos são oriundos do Programa de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC) e já estão à disposição da Fundação Universidade de Brasília para o financiamento e início das atividades.

ESFORÇOS E AGRADECIMENTO

“São investimentos de grande importância, com grande significado histórico para a área das Ciências Humanas, para a qual buscaremos mais parcerias com este foco de qualificar a formação docente”, destacou o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza. Ele fez um agradecimento ao deputado Marcelo Freitas pela sensibilidade e por assumir o compromisso de contribuir com a solução das demandas apresentadas pela Universidade.

A proposta de realização do Dinter Foi uma iniciativa apresentada à gestão superior pelos professores do Departamento de Estágios e Práticas Escolares, com as tratativas conduzidas pelos pró-reitores de Pós-Graduação André Luís Sena Guimarães e Carlos Alexandre de Bortolo (adjunto) – e a equipe da PRPG. Agora, com a garantia dos investimentos, Unimontes e UnB trabalharão em conjunto para a elaboração e divulgação de edital para o processo seletivo, do qual poderá participar os professores de qualquer área de conhecimento que sejam vinculados à Unimontes.

A Universidade de Brasília, que conduzirá as atividades, planeja o início das aulas ainda para este semestre, com três semestres de aulas no campus-sede, em Montes Claros, e um semestre em Brasília, além do tempo destinado às pesquisas.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária