Professores Luciana Cordeiro e Cleuber Vieira, reitor Antonio Alvimar, vice-reitora Ilva Ruas e professores Francisco Louçã e Tânia Fialho (Fotos: Christiano Jilvan)

Em breve, a Unimontes e a Universidade de Lisboa desenvolverão uma parceria de cooperação técnica e acadêmica para a formação de professores em cursos de doutorado e pós-doutorado no país europeu. Outra iniciativa está na realização de seminários no Brasil e em Portugal para a apresentação das produções acadêmicas dos cursos de mestrado da Unimontes que estejam associadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Este foi um dos temas abordados na visita de cortesia do professor Francisco Louçã, do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, ao reitor Antonio Alvimar Souza e à vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, da Unimontes, na manhã desta quinta-feira (28/11), no gabinete da Reitoria.

Professor Francisco Louçã

O pesquisador português, referência bibliográfica internacional e considerado um dos principais nomes em estudos políticos e econômicos sobre situações de crise, esteve acompanhado pelos professores Tânia Marta maia Fialho, Cleuber Vieira e Luciana Maria Costa Cordeiro, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE).

Louçã está no Brasil a convite do PPGDEE para a conferência “Estratégias Políticas e Econômicas de Portugal face à crise de 2014”, realizada nessa quarta-feira, com a participação de gestores públicos, empresários, professores, acadêmicos e pesquisadores. Também fez parte das bancas de dissertação de quatro mestrandos do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial.

AMPLIAÇÕES

A minuta com a proposta de parceria já foi elaborada pelas duas instituições e recebeu o parecer favorável da Procuradoria-Geral da Unimontes. Para a efetiva aplicação prática, o próximo passo será a apreciação por parte do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) e do setor jurídico da universidade portuguesa.

Mais adiante, a cooperação poderá ser ampliada para o formato de convênio, com a proposta de intercâmbio docente, com professores da Unimontes ministrando disciplinas de pós-graduação na Universidade de Lisboa – e vice-versa –, além da produção conjunta de estudos sobre desenvolvimento em áreas como Ciências Sociais e Economia.

Ao agradecer a recepção da comunidade acadêmica da Unimontes, o professor Francisco Louçã falou do interesse do ISEG para colocar em prática a cooperação institucional. Sobre os trabalhos que pode avaliar no mestrado do PPGDEE, fez um elogio aos mestrandos. “Percebi que a qualidade dos trabalhos que avaliei tem o mesmo alto nível das grandes instituições europeias”, acrescentou, ao destacar que o viés dos estudos está em sintonia com a busca por soluções e respostas que a sociedade exige para os sistemas de produção e qualidade de vida.

“O momento é extremamente importante para consolidar a internacionalização da Unimontes, não somente pela perspectiva de capacitar melhor os nossos docentes numa das instituições mais importantes da Europa, mas, também, por vislumbrar a aplicação das pesquisas”, comentou o reitor Antonio Alvimar. Na sua avaliação, além interagir com a sociedade, as pesquisas podem mudar cenários e ajudar a dar respostas para as demandas mais urgentes.

“Estamos concentrados em desenvolver e ampliar os estudos com abordagem realmente sobre o que a sociedade apresenta como necessário”, completa a professora Tânia Marta Fialho, coordenadora do PPGDEE. Ela destacou que parceria com a Universidade de Lisboa deverá começar efetivamente no período de férias dos professores da Unimontes, com a permanência média de três meses na instituição européia para os estudos associados ao pós-doutorado.

TAGS:Gestão

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”