A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimotes) como uma instituição de excelência na formação de profissionais para o mundo jurídico e no desenvolvimento de outras ações no ensino, pesquisa e extensão foram destacadas pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, em visita à reitoria da Unimontes, sexta-feira (16/06). Foram apresentadas e discutidas propostas de parcerias a serem estabelecidas entre a Universidade e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O procurador-geral de Justiça foi recebido em encontro na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com outros integrantes da gestão superior da Universidade. Jarbas Soares Júnior esteve acompanhado dos promotores Paulo César Vicente de Lima, coordenador da Cimos (Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais) do MPMG; e Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho, coordenadora da Cimos Norte de Minas.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Durante a reunião, o procurador Jarbas Soares Júnior recebeu uma homenagem especial da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, por conta da doação de R$ 300 mil do Ministério Publico de Minas Gerais para os seis grupos folclóricos (ternos) das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros. A verba será aplicada na aquisição de roupas, instrumentos musicais e outros materiais.

A doação foi feita pelo MPMG a partir de uma iniciativa do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas do Norte de Minas (Convenorte), com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior Norte de Minas (Fadenor), que auxilia as atividades da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A homenagem ao procurador-geral na Sala dos Conselhos contou com as presenças do presidente do Convenorte, o venerável Edilberto Colares; e do presidente da Associação dos Catopês Marujos e Caboclinhos, João Pimenta dos Santos Junior, o mestre Zanza Júnior. Jarbas Soares Junior foi coroado com o penacho dos catopês, a honraria de maior relevância conferida pelo grupos das Festas de Agosto, que já foi concedida ao professor e escritor Darcy Ribeiro e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao saudar o procurador-geral Jarbas Soares Junior e demais promotores, durante a visita, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que o Ministério Público de Minas Gerais já é um importante parceiro da Unimontes, mas que a disposição da atual gestão da instituição é fortalecer ainda mais as ações conjuntas.

No mesmo dia, foi realizada uma reunião de trabalho entre os representantes da gestão superior da Unimontes e Fadenor e os promotores Paulo César Vicente de Lima e Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho. Foram discutidos diversos projetos que poderão ser realizados em parceria com a participação de professores e pesquisadores da Unimontes, implementados por meio da Cimos.

A Unimontes é uma instituição de excelência que já formou promotores de justiça, desembargadores e juízes e outros profissionais do mundo jurídico para Minas Gerais e para o Brasil”, enalteceu o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Junior, ao agradecer pela recepção e pela homenagem recebida durante a visita. Ele cumprimentou também os professores, servidores técnico-administrativos, alunos e os “pioneiros que construíram a Universidade”.

O procurador-geral destacou que o Ministério Publico Estadual tem atuado no sentido de buscar parcerias com outras instituições públicas como a Unimontes. “Estamos convictos de que o Ministério Público, cada vez, trabalha pela busca do diálogo, trabalhando pela solução dos problemas”, assegurou Jarbas Soares Júnior.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025