Em pauta: parceria em prol da melhoria da qualidade de vida

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, na tarde de sexta-feira (16/06), a visita da  secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.  Acompanhada da secretária adjunta da pasta, Mariana Pimentel, ela foi recebida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, pró-reitores, diretores e outros integrantes da gestão superior da Unimontes, em encontro na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

O reitor Wagner de Paulo Santiago junto da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. (Crédito: Neto Macedo/Ascom Unimontes)

Foi discutida a parceria entre a Sedese e a Unimontes, envolvendo os diferentes setores, serviços e cursos da Universidade, para a implementação de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago fez uma apresentação da estrutura da Unimontes e das atividades desempenhadas pela instituição, por intermédio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços.  Destacou também os cursos graduação e pós-graduação ministrados nos modelos presencial (no campus-sede e nos demais campi) e a distância.

“Temos o desafio de mostrar que a Unimontes pode fazer muito pelo desenvolvimento da sua área de atuação, que corresponde a 40% da área territorial do estado, compreendendo as regiões Norte e Nordeste de Minas e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O desenvolvimento passa pela educação”, afirmou o professor Wagner Santiago.

O reitor enfatizou que a Universidade Estadual de Montes Claros, como “um braço forte do Governo do Estado nas regiões da sua área de abrangência”, se coloca à disposição da Sedese para somar forças na implantação dos projetos voltados para a melhoria das políticas públicas.

Entre outras ações de destaque da instituição superior, ele citou o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso, do Hospital Regional Clemente de Faria (HU-Unimontes), os cursos técnico-profissionalizantes, oferecidos por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e as escolas do Projeto Brasil Profissionalizado, implementadas em 13 municípios mineiros, sob a responsabilidade da Unimontes.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social reconheceu e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros e assegurou que a Sedese poderá implementar diversos projetos em parceria com a instituição superior. “Eu acredito muito na Unimontes. Há muitas possibilidades para que possamos construir muitas ações conjuntas”, assegurou a secretária Elizabeth Jucá.

Durante a reunião, foram discutidas as propostas de parceria entre a Unimontes e a Sedese que poderão ser implementadas, com destaque para a área de extensão. Um dos temas em pauta foi o Projeto Unimontes Solidária, que realiza atividades em comunidades de baixa renda, objetivando a melhoria da qualidade da população, envolvendo professores e alunos de diferentes cursos da instituição superior.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +