A atuação preponderante da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em facilitar o acesso à educação e melhorar a vida na região onde atua foi enaltecida pelo governador Romeu Zema durante visita ao campus-sede da instituição, na tarde desta quinta-feira (16/9). Ele também destacou os avanços da Universidade alcançados em seus 32 meses de mandato até aqui, em sintonia com a atual gestão da Reitoria, e se colocou à disposição para apoiar os novos projetos da Unimontes.

Governador Romeu Zema Neto foi recebido pelo reitor Antonio Alvimar, vice-reitora Ilva Ruas e o pró-reitor de Planejamento Aloysio Vieira (Fotos: Vinícius Correa/Ascom Unimontes)

Acompanhado pelo reitor, Antonio Alvimar Souza, e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu, o governador Romeu Zema conheceu as futuras instalações do anfiteatro do campus-sede. Em seguida, participou de encontro com a gestão superior da Unimontes na Biblioteca Central. Também participaram deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, representantes das Polícias Militar e Civil e outras lideranças regionais. Com os protocolos de distanciamento, o público acompanhou a apresentação da professora Christiane Franco, mezzosoprano, e do professor Daniel Aguiar Novais, da Camerata de Violões da Unimontes, na execução de dois clássicos regionais.

Ao agradecer a visita e saudar o governador, o reitor Antonio Alvimar Souza enfatizou que, nos últimos três anos, o Governo do Estado destinou R$ 54 milhões para a Universidade Estadual de Montes Claros. Boa parte foi aplicada no Hospital Universitário Clemente de Faria, que, por conta sua estrutura e capacidade de sua equipe, tornou-se referência regional no atendimento aos casos do Novo Coronavírus (COVID-19).

NÚMEROS – O professor Antonio Alvimar apresentou os números atualizados da Universidade e detalhou os desafios superados no enfrentamento da pandemia. Ele ressaltou que a visita de Romeu Zema, por si só, já representa o reconhecimento do Governo do Estado à importância da Unimontes. Em 2022, a Universidade completará 60 anos de existência como sucessora da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM).

ZEMA: “GRANDE PAPEL SOCIAL PARA A REGIÃO”

Após ouvir os agradecimentos e a explanação do reitor, o governador registrou a sua satisfação de saber que, mesmo diante da pandemia, a Unimontes deu sequência à sua trajetória garantindo o ensino de qualidade para 12 mil alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino (técnicos, profissionalizantes, graduação e pós-graduação – presenciais e a distância).

“A Unimontes tem o seu grande papel na região Norte de Minas. Ela leva educação de qualidade para pessoas que nunca teriam a oportunidade de estudar se não fosse a nossa instituição”, afirmou o governador, se colocando à disposição da universidade para apoiar os seus projetos.

Zema disse ainda que tem acompanhado os avanços da Unimontes por intermédio dos integrantes da sua equipe de governo, especialmente, pela titular secretária Julia Sant`Anna, titular da Secretaria de Estado de Educação, à qual a Universidade está vinculada. “Os meus parabéns à Unimontes pela gestão responsável”.

Romeu Zema fez um relato das medidas de racionalização e modernização que implementa na administração pública estadual, focando na aplicação correta dos recursos públicos, com a eliminação de desperdícios e privilégios. Destacou que as medidas trazem como resultado a redução de custos e a melhoria da prestação de serviços à população, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança.

“Eliminamos os desperdícios e estamos equilibrando as contas. Fazemos com que os que os recursos arrecadados sejam suficientes para custear as despesas”, afirmou o governador. Ele salientou ainda que, a partir desse equilíbrio que o Governo do Estado conseguiu feitos como a destinação do maior aporte de recursos para a Unimontes.

“Como disse o reitor, foi feito o repasse do maior valor investido na Universidade até hoje. Responsabilidade e disciplina resultam em mais recursos para a educação e para outras áreas prioritárias como a saúde e a segurança”, concluiu Romeu Zema.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária