A Unimontes deu mais um passo histórico na manhã desta sexta-feira (6/8). Além de participar da solenidade de inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Montes Claros (CMMC), a instituição assinou formalmente, por meio do Reitor professor Antonio Alvimar Souza, os convênios de cooperação técnica, científica e educacional e desenvolvimento, produção e editoração de programas e peças audiovisuais para composição de programação para difusão no canal da TV Câmara de Montes Claros. O documento também foi assinado pelo presidente da casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania).

A solenidade que marcou a transferência definitiva das instalações da Câmara Municipal para a sede própria – localizada na Rua Urbino Viana, na Vila Guilhermina, ao lado do Hemocentro Regional do Norte de Minas – contou com a participação de várias autoridades locais. Antes do descerramento da placa, o presidente Cláudio Rodrigues, o Reitor da Unimontes, Professor Antonio Alvimar, e a Reitora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, participaram de entrevista coletiva. Aos jornalistas foi detalhada a parceria que visa o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências institucional. O evento foi transmitido pela TV Câmara Montes Claros.

“A transferência integral dos gabinetes e demais setores se configura como um marco na história do Legislativo municipal, que agora passa a funcionar em sua sede própria”, comemorou o presidente Cláudio Rodrigues.

“Iniciaremos duas experiências importantes, uma delas é a digitalização de toda a documentação para contribuir, sobretudo, na preservação do acervo histórico da Câmara, o que possibilitará acesso de todos os pesquisadores. Num segundo momento, produziremos conteúdos que serão compartilhados na TV Câmara, iniciativa que contribuirá para a educação cidadã de toda a população. Queremos e vamos contribuir com conteúdo de qualidade”, projetou o reitor Antonio Alvimar Souza.

NOVA CASA

Historicamente, a Câmara de Montes Claros foi instalada em 1832. A atual sede foi inaugurada em 2014. Com a conclusão da quinta etapa, foi possível transferir os gabinetes e demais setores que ainda funcionavam na antiga sede, à avenida Dr. João Luiz de Almeida. O prédio antigo pertence ao Município e será devolvido.

A cessão do terreno destinado à edificação da sede da Câmara de Montes Claros foi viabilizada por meio da Lei Municipal nº 4.539, de 08 de julho de 2012, durante a 16ª Legislatura. Com rampas, salas e elevadores adaptados, a nova sede dispõe de espaço adequado para receber a população e dar acesso para quem tem mobilidade reduzida.

TV CÂMARA

Em relação ao convênio firmado com a TV Câmara, para produção conjunta, os conteúdos das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e prestação de serviços serão produzidos pela Assessoria de Comunicação Social da Unimontes, que já formalizou plano de trabalho para início e veiculação dos programas à gestão superior da Universidade. A expectativa entregar à TV Câmara os programas a serem exibidos em formato digital, dentro dos parâmetros do plano de trabalho, responsabilizando-se pelos valores e obrigações alusivos a direitos autorais e de imagens relativos aos programas produzidos.

(Fotos: Andrey Librelon/Ascom/Unimontes)

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito