Roda de Conversa virtual será nesta segunda-feira, data em que o pesquisador completaria 95 anos

A melhor maneira de reverenciar o geógrafo, professor e intelectual negro brasileiro Milton Santos (in memoriam) é celebrando o seu trabalho. Se estivesse vivo, o pesquisador baiano completaria 95 anos na próxima segunda-feira (3/5) e, desta forma, será homenageado pelo Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Às 19h30, será realizada na roda de conversa “Milton Vive”, pelo canal GeoLives Unimontes, no YouTube. Os convidados são Rafael e Nina Santos, filho e neta de Milton Santos, para o encontro virtual com os acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado e do mestrado em Geografia. O link para participar é este: bit.ly/MiltonVive.

A proposta do Departamento de Geociências é “ascender ao pensamento do homem que esteve por trás do pesquisador”, considerado um dos maiores geógrafos de todos os tempos. A ideia passa, ainda, pela contextualização da chamada “obra miltoniana”: como ela foi concebida? Como foi o pai, o avô Milton Santos e quais as influências intelectuais na vida e obra de seu filho e da neta?

“São questionamentos que povoam os pensamentos de grande parte dos estudiosos da sua obra”, destacam os coordenadores do evento. A expectativa dos organizadores é ampliar a compreensão e o debate em torno dos conceitos e teorias desenvolvidos por Milton Santos e que se aplicam em diversas áreas da ciência.

Pela Unimontes, a Roda de Conversa “Milton Vive” terá a abertura do professor e pesquisador Anderson Bertholi, chefe do Departamento de Geociências, com mediação da jornalista Cibele Bertholi, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/Unimontes). A live é aberta ao público e contará com certificação. Para receber o comprovante é necessário assinar a lista de presença no momento do evento.

ÍCONE

Em 2021, marca-se os 20 anos da morte de Milton Santos. Natural de Brotas do Macaúba, cidade baiana na Chapada Diamantina, foi alfabetizado em casa, ensinou Geografia aos colegas quando adolescente, graduou-se em Direito e obteve o título de doutor em Geografia pela Universidade de Estrasburgo, na França.

“O geógrafo foi responsável por repensar a maneira como o ser humano se relaciona, via no território um elemento fundamental para refletir sobre a vida social e política. Além disso, foi um ferrenho opositor ao conceito de globalização e de como sua prática se instalou no mundo, segundo ele, gerando mais e mais desigualdade”, destacam os coordenadores na apresentação do evento. Assim, “defendia uma nova forma de organização social, em que as populações periféricas tivessem maior autonomia e poder de decisão”.

Milton Santos foi o único brasileiro a receber o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, em 1994. A homenagem é de extrema importância, sendo equivalente a um Prêmio Nobel de Geografia. Foi aurtor de mais de 40 publicações literárias, traduzidas em inglês, espanhol, japonês e francês. Dentre seus livros mais importantes, destacam-se: “O Centro da Cidade de Salvador”, “A Cidade nos Países Subdesenvolvidos”, “O Espaço Dividido”, “Pobreza urbana”, “Espaço e Sociedade”, “Ensaios sobre a urbanização latino-americana”, “Espaço e Método”, “A Urbanização Brasileira” e “Por uma outra Globalização: Do pensamento único à consciência universal”.

O que: Roda de Conversa Milton Vive
Quando: 3 de maio – segunda-feira, às 19h30, pelo Canal Geo Lives Unimontes.
Link: bit.ly/MiltonVive
Saiba mais: miltonsantos.com.br/site/

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”