Gestão fez as apresentações das atividades dos oito primeiros meses do ano e as metas definidas até dezembro (Fotos: Ascom)

“A oportunidade de diálogo precisa ser permanente. Não há como uma Universidade manter a sua essência se todos os setores não forem integrados, especialmente, entre os professores, primordiais no peso político, social e intelectual que a Unimontes alcançou na sociedade nos seus 56 anos de existência”. O comentário é do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, na reunião aberta realizada nesta segunda-feira (2/9), com os professores dos diversos departamentos da Universidade Estadual de Montes Claros.

No encontro realizado na sede da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Bairro Ibituruna, com expressiva participação dos docentes, a gestão pode socializar os dados do primeiro semestre e dos dois últimos meses de atividades desenvolvidas em 2019. A apresentação temática foi feita pelos pró-reitores de Planejamento, Gestão e Finanças (Aloysio Vieira), Extensão (Paulo Eduardo Gomes de Barros), Pesquisa (Clarice Alvarenga Corsato), Pós-Graduação (André Luiz Sena Guimarães) e Ensino (Helena Papa).

O reitor explicou que não há cortes de verbas, mas que a instituição convive com um quadro de contingenciamento, com orientação para que os gastos não saiam do orçamento repassado pelo Estado. “É um momento transitório e, por isso, temos esperança de que haverá soluções. É preciso refletir e ter consciência de que a Universidade é um bem público importante demais e precisa ser gerido conjuntamente, minimizando diferenças e valorizando o que há de mais importante na Unimontes, que são as pessoas”.

Da mesma forma, em sua mensagem, a vice-reitora Ilva Ruas de Abreu destacou o compromisso assumido pelos professores, servidores e acadêmicos no processo da Estatuinte, que propõe um novo estatuto para a Unimontes, adequado aos avanços alcançados pela Universidade até aqui. Lembrou que, em 2019, a Universidade completa 30 anos do reconhecimento federal como instituição pública de ensino, uma conquista que foi alcançada à época justamente pela sintonia de diálogo entre gestão e professores.

Na oportunidade, a gestão anunciou oficialmente que uma nova comissão foi constituída para promover estudos e apresentar propostas sobre questões relativas aos 13 campi da Unimontes no Norte, Noroeste, Centro e Vale do Jequitinhonha, além de analisar os índices de evasão escolar e as alternativas para remanejamento de cursos e a possibilidade de implantação de novas graduações.

TAGS:Gestão

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito