Sol escaldante, forte calor, baixa umidade do ar e vegetação seca associada ao descarte irregular de resíduos. A combinação forma o cenário ideal para a ocorrência de queimadas, tema que vem sendo objeto de estudo para alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica, ambos vinculados ao curso de Ciências Biológicas do Campus Unaí, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Neste sentido, o trabalho de campo mais recente foi realizado na última semana (11/9), na região da Serra do Taquaril, onde os focos de incêndios comuns, com origem principalmente no lixo descartado de forma irregular e pelos resíduos deixados pelos visitantes.

A análise dos efeitos da degradação ambiental – bem como a observação do ecossistema do Cerrado – envolve, ainda, os alunos do 1º ano da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, educandário parceiro da Unimontes nas ações do PIBID e da Residência Pedagógica.

Na caminhada ecológica, transformada numa espécie de blitz, o grupo fez o recolhimento do lixo encontrado ao longo do percurso entre a Serra do Taquaril e o Cruzeiro. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) e da Prefeitura Municipal de Unaí.

A visita técnica é uma das ações de um projeto mais amplo da Unimontes, denominado “Conscientização e Preservação do Cerrado”. A prática extensionista é mais ampla, com a identificação da morfologia das plantas, tipos de fauna e flora, classificação de relevo, condições de preservação e degradação do ecossistema, incidência de erosões, dentre outros pontos. As invasões identificadas, com construções em áreas verdes, foi outro ponto observado pela equipe.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025