Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, será realizado em Montes Claros o curso de capacitação para cerca de 450 conselheiros titulares de 86 municípios do Norte de Minas. O trabalho será ministrado, gratuitamente, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – por intermédio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação do Norte de Minas.

A ação conjunta para a capacitação dos conselheiros tutelares foi acertada durante reunião entre o presidente da Ammesf, Denílson Rodrigues Silveira, e o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na última sexta-feira (13/11), no Gabinete da Reitoria. O encontro contou, também, com a participação dos pró-reitores de Extensão (professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professor Roney Versiani Sindeaux).

Foram discutidas as propostas para a viabilização do curso, iniciativa que, além do MPMG, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Social, Associação dos Conselheiros Tutelares de Minas Gerais e do Fórum Nacional dos Conselheiros Tutelares – Núcleo do Norte de Minas.

Os trabalhos são coordenados pela promotora Daniela Yokoyama, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação do Norte de Minas.

OBJETIVO

O objetivo é o treinamento e a preparação dos conselheiros tutelares que foram eleitos em seus respectivos municípios – escolhidos pelo voto direto dos integrantes da comunidade, em 4 de outubro. Os conselheiros vão receber orientação sobre o exercício de suas funções no sentido de assegurar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O curso será oferecido em Montes Claros, com as prefeituras arcando com as despesas de alimentação, transporte e hospedagem dos conselheiros.

O reitor João Canela destacou que, ao ministrar o curso de capacitação para os integrantes dos conselheiros tutelares, a Unimontes cumpre o papel social, contribuindo com o bem-estar da sociedade. “Os conselheiros tutelares são pessoas indispensáveis na construção da cidadania. Essa capacitação é uma ação maiúscula”, afirmou o reitor. Ele enalteceu também a relevância da parceria firmada pela Universidade com o Ministério Público, Ammesf e com os municípios do Norte de Minas.