Rede de canais do Distrito de Irrigação atende a cerca de dois mil hectares (Divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será parceira na revitalização do Distrito de Irrigação do Projeto Gorutuba, em Janaúba, com o objetivo de ajudar os produtores rurais a ampliar as possibilidades econômicas, diversificar a produção e realizar estudos para reduzir a perda de recursos hídricos nos canais de irrigação. O acerto foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, e pelo gerente executivo do Distrito de Irrigação do Projeto Gorutuba, Adalberto Santos Pinto da Paixão, em reunião realizada na sede do distrito, em Janaúba, na última sexta-feira (27/9).

Os próximos passos para a execução da parceria será a realização de levantamentos das necessidades dos produtores do Distrito de Irrigação e a possível ampliação da parceria envolvendo, ainda, a Emater e a Epamig.

Com cerca de dois mil hectares e reunindo cerca de duzentos produtores rurais, o Distrito de Irrigação tem a produção concentrada no cultivo da banana. A proposta da parceria é que a produção seja diversificada, avaliando os mercados e as possibilidades de plantio no Projeto Gorutuba, evitando que os produtores sejam prejudicados em caso de queda no preço da banana, provocada pela produção excessiva, como aconteceu em anos anteriores.

Professores e gestores da Unimontes durante visita ao Distrito de Irrigação
(Fotos: Alex Sezko)

O campus da Unimontes em Janaúba, que sedia os cursos de Agronomia e Zootecnia e os cursos de pós-graduação Stricto sensu em Produção Vegetal no Semiárido e Zootecnia, fará estudos para apontar opções de diversificação das culturas, apontado técnicas ideais de plantio e cultivo, além de dar apoio técnico aos produtores.

CURSOS

Reunião marcou o alinhamento das ações da Unimontes junto ao DIG, a partir da aplicação de estudos acadêmicos

A Unimontes também analisa a possibilidade de ministrar cursos para os produtores em áreas como cooperativismo, gerenciamento dos negócios e a necessidade de acompanhar o mercado. Outra ação importante será a promoção de estudos para tentar conter a perda de recursos hídricos nos cerca de 130 quilômetros de canais de irrigação. A solicitação é para que o curso de Engenharia Civil da Unimontes promova estudos para tentar evitar a perda de água provocada pelas juntas de dilatação dos canais, construídos há décadas. A solicitação é que os estudos encontrem uma forma acessível economicamente de resolver o problema.

“A Unimontes não pode ficar alheia aos problemas que acontecem em seu entorno e temos que usar os conhecimentos existentes dentro da academia para ajudar a resolver problemas cotidianos da sociedade”, defendeu o reitor.

A reunião contou, ainda, com a participação do chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, professor Mauro Kobayashi; do coordenador de controle e acompanhantes de projetos, professor Virgílio Mesquita Gomes, e dos professores José Reinaldo Mendes Ruas, Virgílio Jamir Gonçalves Mota e Silvânio Rodrigues dos Santos, além do assessor de gestão estratégica, Otávio Braga, e do chefe de gabinete Allysson Dantas.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Unimontes comemora 63 anos de existência
Minicurso sobre Gestão de Equipes capacita servidores da Unimontes e terá nova turma em junho
Editora Unimontes chega aos 26 anos com “trajetória marcante” e de olho no futuro
CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube exibe “Por um punhado de dólares” no Museu da Unimontes
Liga Acadêmica de Cirurgia da Unimontes está com inscrições abertas para novos membros
Campus da Unimontes em Salinas adere à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”