Realizado há 33 anos em Montes Claros, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético ganha uma nova denominação na sua edição 2019, que será realizada no período de 4 a 12 de outubro. O evento tornou-se agora um Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, com poesia, literatura e cinema. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras do Festival, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros.

“A Universidade é a nossa parceira permanente. A ideia é permitir que os professores e alunos possam ter mais acesso à arte e à cultura”, afirma o idealizador e coordenador do Psiu Poético, o poeta Aroldo Pereira. Ele lembra que a proposta também é fomentar o debate e os estudos literários meio acadêmico.

O Psiu Poético é o maior salão de poesias do Brasil. Aroldo Pereira destaca que, na 33ª edição, além da exposição de poesias e poemas no Centro Cultural Hermes de Paula, o evento contará com lançamento e exibições de filmes (curtas e longas) no “Psiu Cinema”, lançamentos de livros e performances musicais. O festival levará a arte e cultura a diferentes espaços da cidade, com acesso gratuito.

PAES NO PSIU

Dentro da programação haverá, ainda, palestras e debates sobre as obras indicadas para o Processo de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), o vestibular seriado da Unimontes. As discussões com abrangência para a 1ª, 2ª e 3ª etapas estão marcadas para os dias 8, 9 e 10 de outubro, no Centro Cultural, sempre às 15 horas.

O ciclo de palestras e debates começa no dia 8, com abordagem das obras da primeira etapa do PAES: “Ubirajara”, de José de Alencar; “História da Província de Santa Cruz”, de Pero de Magalhães Gândavo; “O Guarani”, de Norma Benguell; “Desembarque de Cabral”, de Oscar Pereira da Silva e “Seleção de Obras Poéticas”, de Gregório de Matos. As palestras serão apresentadas por Marina Couto, Auri Tiago e Rennê Flávio Lopes Santos. Também serão realizadas intervenções poéticas por Hérryton Machado Barbosa, Emanuelly Gonçalves e Reh Freitas.

Aroldo Pereira é o idealizador do evento
(Foto: Divulgação)

No dia 9, serão debatidas as obras do PAES/segunda etapa: “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “São Bernardo”, de Graciliano Ramos; “Lira dos Vinte Anos”, de Álvares de Azevedo; “Faltando um Pedaço”, de Djavan; e “Arrufos”, de Belmiro de Almeida. Os palestrantes serão Márcio Morais e Haroldo Prates. Haverá intervenções poéticas Karla Celene Campos, Gilberto Medeiros e Dóris Araújo.

No dia 10, também às 15 horas, serão realizadas palestras sobre as obras da terceira etapa do PAES: “O Mulo”, de Darcy Ribeiro; “A teus pés”, de Ana Cristina César; “Tecnopoesia”, de Antônio Miranda, “Cadernos Negros – Volume 40 – “Contos Afro-Brasileiros”; “Priapo de Ébano”, de Amelina Chaves; e “Diversidade”, de Lenine. As produções serão abordadas pelos palestrantes Pablo Diassi, Rose Daine, Viviane do Vale, Ane Brasilinha e Luciane Mota. Estão previstas intervenções poéticas por Mel Oliva, Enzo Teixeira e Santinha Teixeira.

Ainda nas atividades do Festival Psiu Poético, no dia 12, às 10 horas, no Centro Cultural, será apresentado o espetáculo de teatro infantil “Pianíssimo – A História de um Piano Encantado”. A montagem é dirigida pela professora Mirian Valderez, do curso de Artes/Teatro da Unimontes.

HOMENAGEADOS

Durante o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético serão homenageados seis nomes da poesia e do cinema nacional: Olívia Ikeda, poeta pernambucana que,atualmente, reside em João Pessoa (PB); João Diniz, poeta, arquiteto e músico; Luciana Martins, poeta e escritora maranhense, mestre em literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Jairo Fará, escritor, cineasta e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Uma das homenageadas será Rosani Abou Adal, paulistana, poeta, jornalista e editora do jornal “Linguagem Viva”, que comemora 30 anos de existência.

Também será homenageado no evento o cineasta, ator e produtor cultural montes-clarense Paulo Henrique Veloso Souto, autor do premiado curta “Aníbal, um carroceiro e seus marujos”, que resgata as Festas de Agosto de Montes Claros e será exibido durante o festival. Conhecido como o “rei das pontas”, Paulo Henrique foi o ator que mais fez participações especiais no cinema brasileiro entre os anos de 1970 e 2000.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +