No mês de junho de 2023, o trabalhador de Montes Claros com renda bruta de um salário mínimo, de R$ 1.320,00, utilizou 37,65 % do seu rendimento para a compra dos 13 produtos que compõem a cesta básica, que custou R$ 493,71. No mês anterior, a cesta básica saiu por R$ 494,42.

O levantamento é revelado pelo relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), estudo mensal sobre a inflação e o custo de vida no município, realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). De acordo com a pesquisa, o Índice de Preços ao Consumidor teve uma variação média de 0,15% em Montes Claros.

De acordo com a pesquisa do Departamento de Economia da Unimontes, após a aquisição da cesta básica, restaram ao trabalhador R$ 826,29 para as demais despesas, como moradia, saúde e higiene, serviços pessoais, lazer, vestuário e transporte.

Segundo o estudo, em junho de 2023, embora o IPC tenha apresentado um aumento médio de 0,15%, vários produtos do grupo de alimentação tiveram quedas de preços, entre os quais: óleo de soja (-10,08%), banana caturra (- 9,01%), margarina (-6,09%), feijão (-5,02%) café ( -2,56%) carne bovina de segunda (-2,50%).

Por outro lado, outros alimentos tiveram aumentos de preços no mês, tais como: tomate, (8,99%) batata inglesa (5,02%) e açúcar (1,98%). Os preços do leite tipo C, do arroz, da farinha de mandioca e do pão de sal foram mantidos estáveis.

A pesquisa mostra ainda que o grupo de Alimentação, tem o maior peso (35.1810) na composição do orçamento doméstico, em junho, apresentou uma variação positiva de 0,18%, contribuindo com 0,06% para o resultado final do índice.

Relacionadas

Museu da Unimontes exibe o documentário “Luz a quem Produz” até sexta, com entrada gratuita
Cinema Comentado promove Oficinas de Audiovisual
Campus-sede da Unimontes recebe Vacimóvel no dia 19
Inscrições abertas para Seminário Audiovisual Unimontes
Unimontes entrega escola do Programa Brasil Profissionalizado em Bocaiuva à comunidade nesta sexta-feira
Ministro do TST encerra IV Jornada de Trabalho do Norte de Minas com palestra sobre redes sociais e relações de emprego