A Universidade Estadual de Montes Claros realiza desde a segunda-feira (15/6), as atividades relativas à I Semana de Letras “Esquente as Turbinas”. A programação se estenderá até o próximo dia 19, com minicursos, mesas redondas e conferências, com organização conjunta das coordenações didáticas dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Português.

Em tempos de quarentena, o formato aplicado para cada atividade é o sistema on-line, com a utilização da plataforma “Google Meet”. Aliás, a convivência com a própria Pandemia provocada pelo Novo Coronavírus – e a sua influência para a aplicação de novas metodologias virtuais – está entre os temas relacionados, como experiências e percepções de professores e alunos.

(Clique aqui) Programação completa

As inscrições estão abertas para a sequência da programação e podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://abre.ai/semana_uniletras.

Outro diferencial no evento está na possibilidade de intercâmbio com profissionais dos Estados Unidos e do Canadá e a interação com pesquisadores de outras instituições brasileiras, como a Unissinos, IFNMG, Universidade Estadual de Londrina (PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Faculdade Novo Hamburgo (IENH) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A comissão organizadora é formada pelos professores Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Maria Cristina Ruas de Abreu Maia e Leonardo Neves Correa.

Dentre outros temas relacionados estão a gamificação associada às práticas pedagógicas no ensino das Letras; literatura e cinema; semiótica na publicidade; editoração de materiais didáticos; filmes e séries no ensino das línguas; racismo; a resistência e a identidade na Literatura Afro-Americana; saúde mental, física e espiritual na sociedade atual; práticas de estágio curricular; adjetivos e pronomes na língua espanhola e os princípios da Linguística da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Outras informações e dúvidas pelos e-mails coord.lp@unimontes.br ou coord.letrasingles@unimontes.br.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025