Reitor Antonio Alvimar durante o programa Comando das Sete, com os jornalistas Benedito Said e Dhiogo Revert (Fotos: Christiano Jilvan)

Apesar da suspensão temporária das aulas presenciais, como medida preventiva de isolamento social contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) mantém as suas ações em prol do desenvolvimento do Norte de Minas e da prestação de serviços à comunidade.

A importância da continuidade do trabalho da instituição, sem a quebra do vínculo com os acadêmicos e com os professores durante o enfrentamento da pandemia foi destacada pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, na manhã de segunda-feira (27/7), ao participar de entrevista ao jornalista Benedito Said, no programa “Comando das Sete”, da Rádio Educadora de Montes Claros (102,9 FM).

“A Unimontes é uma universidade valente, que faz ensino, extensão e pesquisa com competência. Por isso, a gestão fez todos os esforços para que ninguém da comunidade acadêmica sofresse qualquer prejuízo neste período”, afirmou.

O reitor lembrou-se do canal virtual que foi criado para manter o diálogo com os coordenadores de curso, chefias de departamento, diretorias de centros, coordenações de campi e com os integrantes dos conselhos superiores para alinhamento dos planos de trabalho, esclarecimento de dúvidas e das questões relacionadas ao calendário letivo.

“O diálogo com o Governo do Estado é permanente”

Na oportunidade, ele explicou que a Universidade suspendeu as aulas presenciais como medida de isolamento social contra a propagação do Novo Coronavírus. Além de seguir os decretos do Governo do Estadual e do Município e de protocolos de segurança, a instituição, obrigatoriamente, cumpre a legislação de ensino. Por isso, precisa seguir uma série de critérios para os estágios escolares, atividades práticas e avaliações nos seus cursos de graduação.

ENTENDIMENTOS

Nesse sentido, o professor Antonio Alvimar anunciou que a Unimontes discute com o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Ensino Superior, como será o procedimento de retorno das aulas, devendo começar pelas atividades teóricas. Na sequência, serão retomadas as atividades presenciais, com o atendimento a protocolos, distanciamento e outras medidas de segurança.

“A Unimontes é uma instituição extremamente respeitada junto ao Governo de Minas Gerais. O diálogo é totalmente aberto, com acesso irrestrito aos segmentos com os quais a Universidade trabalha. O Estado nos atende neste sentido e fez todo o esforço para que os contratos da Unimontes não fossem suspensos e, no caso dos professores designados, foram prorrogados até janeiro próximo. Com isso, queremos transmitir tranqüilidade e manter a estabilidade funcional, mesmo diante das flexibilidades que o momento propõe”, acrescentou o reitor.

Durante a entrevista, o reitor destacou as ações desenvolvidas para a melhoria das ações da Universidade desde o início de sua gestão. Lembrou que, quando tomou posse, no final de dezembro de 2018, a instituição tinha um montante de R$ 11 milhões de resto a pagar. “De imediato, graças ao esforço da nossa Pró-Reitoria de Gestão, Planejamento e Finanças, conseguimos reduzir os restos a pagar para R$ 7 milhões”, revelou. “Havia todos os entendimentos para a quitação ao final do ano, junto ao Governo, mas com o estado de emergência por causa da pandemia o repasse nesse sentido foi adiado”, completou.

O professor Antônio Alvimar enalteceu ainda a atuação do Hospital Universitário Clemente de Faria e da Frente Universitária contra o Novo Coronavírus no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Enfatizou que o HUCF é o único hospital com atendimento totalmente gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre Belo Horizonte e Vitória da Conquista (BA), com abrangência para 1,3 milhão de pessoas de mais de 80 municípios. “Se você se coloca como Estado precisa se esforçar para prestar o melhor serviço público, com excelência”, finalizou.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia