Ferramenta garante o acesso gratuito a 75 publicações de 11 países de língua portuguesa e espanhola

A praticidade dos dispositivos móveis associada à maior visibilidade ao conhecimento produzido na Enfermagem e com projeção em nível mundial. É desta forma que o aplicativo desenvolvido por egressos e alunos da Unimontes ganha destaque junto à comunidade científica dos países de línguas portuguesa e espanhola.

Trata-se do RedEdit App, que recebe como nome a abreviação da Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem, à qual está vinculado. A novidade foi lançada durante o Fórum 2020 Latino-Americano de Editoração Científica em Enfermagem, evento virtual realizado no mês passado, durante três dias, sob a organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem (Gepecopen).

A Startup SEMD – “Dream Developer Company” – é a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Fazem parte do projeto o mestrando em Modelagem Computacional e Sistemas, Maikon Rocha Antunes (fundador), e Iago Vinicius Silva Costa (diretor de desenvolvimento), ambos egressos do curso de Sistemas de Informação/Unimontes, e os alunos Wesley Rodrigues de Matos (co-fundador) e Lucas Rodrigues Diniz, graduandos em Sistemas de Informação.

Participação estratégica também de Emerson Willian Santos de Almeida, egresso do curso de Enfermagem da Unimontes, que apresentou a proposta para esta ferramenta de inovação no acesso às publicações. Atualmente, ele cursa o mestrado no Programa de Enfermagem Fundamental, na USP/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e fez a sugestão aos coordenadores do Gepecopen

“Agradecemos a estes jovens entusiasmados. Este time nos brindou com a produção deste aplicativo; e gratuitamente. O aplicativo é a extensão do site (da RedEdit) e coloca todas as publicações científica literalmente na palma da mão. Com mais este recurso tecnológico, podemos aproximar editores, leitores, pesquisadores, professores, alunos e profissionais da área no Brasil e mais 10 países ibero-americanos, além de facilitar a integração dos públicos envolvidos, com o acesso integral ao acervo das 75 revistas” membros da REDEdit, considerou a professora doutora Isabel Amelia Costa Mendes, durante a apresentação do aplicativo. Ela é a líder do Gepecopen e docente emérita da USP/Ribeirão Preto.

Aplicativo foi lançado no Fórum 2020, com destaque para a apresentação da equipe da Unimontes responsável de desenvolvimento (reprodução)

INTEGRAÇÃO

“A partir da solicitação, desenvolvemos o aplicativo em três dias. Ficamos satisfeitos em colaborar com algo com tanta expressão e que poderá ajudar um número bem maior de pessoas”, avaliou Maikon. O App está disponível inicialmente na PlayStore, pelo sistema Android e, em breve, será estendido à Apple Store.

“Como estratégia para divulgar o conhecimento, o aplicativo potencializa ainda mais a proposta que a RedEdit tem em dar acesso a todas as revistas científicas da Enfermagem e, também, contribui com a qualificação contínua de todo público associado. O alcance é impressionante porque amplia o relacionamento entre os editores de revistas científicas, estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de saúde de maneira mais rápida, prática e dinâmica”, destaca Emerson, ao falar da receptividade do App.

Entre os 75 periódicos científicos de Enfermagem com acesso integral na Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem, o Brasil é soberano. São 43 revistas nacionais e entre as indexadas está a Revista Norte-Mineira de Enfermagem (RENOME), elaborada pelo Departamento de Enfermagem da Unimontes. O aplicativo traz ainda as publicações da Colômbia (7), Cuba (5), Chile (5), México (4), Portugal (3), Espanha (3), Costa Rica (2), El Salvador (1), Equador (1) e do Uruguai (1).

O que: “App RED Edit”
Vínculo: Rede Iberoamericana de Editores Científicos de Enfermagem
Acesso a: 75 publicações relacionadas à Enfermagem
Número de países: 11, de língua portuguesa e espanhola (Américas e Europa)
Onde encontrar: Play Store (pelo sistema Android)
Dica: após baixar o aplicativo, o usuário deve fazer o cadastro com login e senha e, ainda, se identificar por categoria: alunos de graduação ou pós-graduação, editor, profissional, pesquisador, docente e outros.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +