Foi realizada na manhã desta terça-feira (05/11), no Portal de Eventos, a solenidade de abertura do 7º Encontro Regional de Polos da Universidade Aberta do Brasil de Minas Gerais e de São Paulo. O evento foi presidido pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), João Carlos Teatini de Souza Clímaco, juntamente com o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela. Participam do evento cerca de 200 pessoas, entre coordenadores, mantenedores de polos e coordenadores da UAB.

Na oportunidade, o dirigente da Capes destacou que a Unimontes é referência para o Estado e para o País na educação a distância. Ressaltou que os programas da educação a distância superam as expectativas e apresentam um crescimento físico e de qualidade nos cursos oferecidos.

Ele enalteceu as mudanças e melhorias proporcionadas pela UAB. “O sistema representa uma mudança radical em termos de educação a distância e vem realmente proporcionando transformações na realidade brasileira”, pontuou. João Carlos Teatini frisou que a Universidade Aberta do Brasil institucionaliza os polos da educação a distância em todos os estados e vem adotando uma padronização na oferta dos diversos cursos. “Estamos avançando mais depressa do que prevíamos”, observou.

O diretor da Capes destacou ainda a importância das reuniões regionais como esta entre os gestores da UAB, frisando que esses encontros são preparatórios para evento nacional que será promovido em dezembro, em Brasília. Na oportunidade, ele proferiu palestra sobre o tema “Sistema UAB – Metas e desafios”.

p>“Orgulho da qualidade”

AberturaUAB1 destaque

Mesa dos trabalhos com os professores João Carlos Teatini, Jean Marc Mutzig, reitor João Canela e Maria Luísa Furlan (foto: Hugo Luciano)

O reitor João Canela salientou que a educação a distância é uma ferramenta indispensável ao crescimento da educação no País e expressou o orgulho da Unimontes com qualidade dos cursos oferecidos através da UAB. Ele enfatizou a relevância do encontro regional da UAB por possibilitar a interação entre as pessoas envolvidas nos diversos polos de Minas Gerais e de São Paulo.

Ainda durante a solenidade, o coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, professor Jean Marc Mutzig, disse que “sem programas como o da UAB milhares de jovens não teriam acesso ao ensino superior gratuito no País”. Ele adiantou que o objetivo da Capes é promover uma expansão do ensino a distância para todos os municípios brasileiros.

Por sua vez, a presidente do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, professora Maria Luísa Furlan, enfatizou a importância do encontro regional dos polos da Universidade Aberta do Brasil. “Esses encontros regionais são um espaço para que todos os envolvidos na Educação a Distância ofereçam sua contribuição para melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido pela UAB”.

ENCERRAMENTO – O encontro prossegue na manhã desta quarta-feira (06/11), no Portal de Eventos, com debates entre os participantes e mensagem do diretor de Inovação em Ensino Superior da Capes, Jean Marc Mutzig. As atividades serão encerradas às 12h30, com a eleição dos representantes para o Encontro Nacional de Polos da UAB.