A Unimontes é uma das participantes ativas nas discussões entre as instituições que propõem o mapeamento dos hospitais-escola, com informações e abrangências de atendimento e o intercâmbio de informações sobre como superar as dificuldades no financiamento. O tema fez parte da pauta da reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais de Municipais (Abruem), realizada na última semana, em Salvador/BA.

Com cadeiras na Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino da Abruem, a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, esteve acompanhada pela superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Príscilla Izabella Barros de Menezes, nas plenárias sobre os cursos de graduação e a situação dos hospitais-escolas nas instituições filiadas à entidade.

“O encontro foi de suma importância, pois ampliou a visibilidade das ações da instituição e sua tradição em desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços”, explicou a professora Ilva Ruas, ao destacar que o HUCF é o único hospital da cidade com atendimento 100% bancado pelo SUS e com abrangência para a população de todo o Norte de Minas e até do Sul da Bahia.

O evento em Salvador/BA foi realizado durante dois dias (22 e 23 de agosto), com a participação de 47 reitores e vices-reitores de todo o País.

Na avaliação da superintendente do HUCF, a oportunidade de trocar experiências permitiu “propor as alternativas para que todas as instituições discutam amplamente, por exemplo, as dificuldades e o subfinanciamento das unidades de saúde vinculadas às universidades.

Atualmente, são 27 hospitais-escola no País, sendo a maioria deles localizada no interior.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros