Juízes Evandro Cangussu, Rozana Silqueira e Richardson Brant, procuradora Luciana Ananias, vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e juiz Francisco Lacerda
(Fotos: Christiano Jilvan – Ascom Unimontes)

A Universidade Estadual de Montes Claros trabalha com a perspectiva de implantar, em breve, o próprio Núcleo de Conciliação, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e a Advocacia-Geral do Estado (AGE). O público-alvo é de professores e servidores da ativa e aposentados, acadêmicos e a comunidade em geral.

A prévia da resolução conjunta foi apresentada em reunião organizada pela Procuradoria da Unimontes, nesta semana (terça-feira,3/3), no Salão dos Conselhos, da Reitoria.O Núcleo está voltado para valorização do indivíduo, a partir da adoção de métodos consensuais e não-adversariais de solução de controvérsias/conflitos.

O encontro contou com a participação da vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e dos magistrados Rozana Silqueira Paixão (juíza da 1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública), Evandro Cangussu Melo (juiz diretor do Foro de Montes Claros), Francisco Lacerda de Figueiredo (juiz da 2ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública) e Richardson Xavier Brant (juiz coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da comarca de Montes Claros).

A proposta de resolução conjunta para o Núcleo de Conciliação apresentada no encontro será encaminhada ao TJMG e ao Advogado-Geral do Estado

“A reunião teve por objetivo ampliar a discussão sobre o projeto de instalação do Núcleo de Conciliação da Unimontes, fortalecendo a política pública de solução adequada dos conflitos, a partir do consenso”, disse a Procuradora da Universidade, Luciana Ananias de Assis Pires, na abertura dos trabalhos.

TRABALHO CONJUNTO

O modelo de resolução conjunta sugerido pela Unimontes foi entregue aos magistrados para que seja discutido no âmbito do TJMG, em Belo Horizonte. Da mesma forma, será encaminhado ao Advogado-Geral do Estado, doutor Sérgio Pessoa de Paula Castro, para análise e conclusão da redação.

Ao destacar a importância do encontro e da possibilidade de a parceria se consolidar o quanto antes, a vice-reitora Ilva Ruas reforçou “que a universidade pública assume a função de se tornar acessível e, como parte deste processo, minimizar as barreiras burocráticas”. Ressaltou, ainda, que a interação com a comunidade acadêmica contribui para a atuação administrativa mais eficiente, transparente e democrática.

O coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), juiz Richardson Brant, lembrou que a proposta de criação das câmaras conciliadoras na estrutura pública de Minas Gerais surgiu em 2004 e, como a Unimontes se coloca como pioneira em sua implantação, fez um elogio direto à Gestão da Universidade pela iniciativa. Também professor do curso de Direito, ressaltou que as técnicas de conciliação e mediação são instrumentos efetivos na prevenção de litígios. “A experiência em programas do gênero já implementados no País tem reduzido a excessiva judicialização dos conflitos de interesses e a quantidade de recursos e de execução de sentenças”, pontuou.

“MULTIPORTAS” – Já o diretor do Foro de Montes Claros, juiz Evandro Cangussu, fez referência ao modelo do “Tribunal Multiportas” para comentar sobre a importância do Núcleo proposto, afirmando ainda a necessidade da política pública estabelecida na Resolução nº 125/2010, do CNJ, que dispôs sobre o tratamento adequado dos conflitos de interesses.

Pelas Varas Empresariais e de Fazenda Pública, os juízes Rozana Silqueira e Francisco Lacerda sugeriram a divulgação de estatísticas que possam identificar o quantitativo das demandas judiciais da Administração Pública e, ao mesmo tempo, identificar os casos passíveis de mediação pelo Poder Judiciário. Esta realidade em números contribui com a proposta do Núcleo da Unimontes: estabelecer as situações onde é possível a mediação, o consenso e a pacificação social.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro